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Ibama emite licença para viabilizar navegação na hidrovia do rio Tocantins

Rota é uma das principais alternativas de transporte sustentável entre o Centro-Oeste e o Norte brasileiro

Da CNN Brasil
Balsa navega pelo rio Tocantins
Balsa navega pelo rio Tocantins  • Reprodução: Ministério de Portos e Aeroportos
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O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu, nesta segunda-feira (26), a licença ambiental para para o derrocamento do Pedral do Lourenço, formação rochosa no fundo do rio Tocantins que restringe a passagem segura de embarcações de carga.

O derrocamento é um processo que consiste na remoção de rocha do leito de um rio visando adequar a largura e a profundidade do canal para navegação. A intervenção deve viabilizar a navegabilidade na hidrovia do rio Tocantins.

“É um marco histórico, uma decisão que deve trazer desenvolvimento socioeconômico para o Centro-Norte do país, além de ajudar a reduzir a emissão de gases de efeito estufa, já que o desenvolvimento de hidrovias é o principal meio para cumprir o Acordo de Paris”, afirma o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho.

A hidrovia em questão é uma das principais alternativas de transporte sustentável entre o Centro-Oeste e o Norte brasileiro.

“É uma excelente notícia para o Brasil e para os brasileiros, especialmente em ano de COP 30, quando os olhos do mundo estarão voltados para o estado do Pará”, pontua o ministro.

A hidrovia do rio Tocantins se estende por mais de 1.700 quilômetros, entre as cidades de Peixe (TO) e Belém (PA), mas tem capacidade de navegação reduzida nos quase 40 quilômetros de trecho rochoso.

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