Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lojas do McDonald’s reabrem neste domingo na Rússia com novo nome

    McDonald’s anunciou no mês passado a venda de suas lojas na Rússia para um dos franqueados locais, Alexander Govor

    Reuters*

    Os primeiros 15 restaurantes do antigo McDonald’s reabriram em Moscou neste domingo sob nova propriedade e um novo nome, “Vkusno & tochka”, que significa “saboroso e pronto”, disse a empresa.

    Outros 50 restaurantes serão abertos na segunda-feira, disse a Vkusno & tochka.

    Domingo marca um novo amanhecer para os amantes de fast-food da Rússia, já que os restaurantes anteriormente administrados pela imensamente popular cadeia de fast-food ocidental reabrem sob nova marca e com hambúrgueres renomeados, mais de três décadas após o McDonald’s abrir pela primeira vez em Moscou.

    O McDonald’s anunciou no mês passado a venda de suas lojas na Rússia para um dos franqueados locais, Alexander Govor.

    O acordo marcou uma das saídas de negócios da Rússia mais importantes desde que o país iniciou a guerra contra a Ucrânia em 24 de fevereiro.

    Data marcante

    Govor disse que planeja expandir a nova marca para mil lojas em todo o país e reabrir todos os pontos da rede dentro de dois meses.

    “O dia da abertura é importante porque é a primeira vez que os consumidores poderão realmente sentir, tocar e ver a marca e o que ela representa”, disse ele.

    “É importante qual será a reação e, obviamente, as pessoas irão compará-lo ao McDonald’s.”

    O McDonald’s possuía 84% das quase 850 lojas da rede em toda a Rússia e assumiu um prejuízo de até 1,4 bilhão de dólares após a decisão de sair do país e vender os ativos para Govor, cuja empresa russa GiD já administrava 25 delas.

    No ano passado, o McDonald’s gerou cerca de 9%, ou US$ 2 bilhões, de sua receita na Rússia e na Ucrânia. O McDonald’s tem o direito de recomprar as lojas na Rússia dentro de 15 anos. Muitos termos da venda para Govor ainda seguem sob sigilo.

    A agência russa de notícias TASS disse na quarta-feira que o McDonald’s permanecerá aberto como de costume nos aeroportos e estações de trem em Moscou e São Petersburgo até 2023, citando uma fonte próxima ao Rosinter Restaurants, outro franqueado da rede.

    *Com CNN Business