“A gente não pode gastar mais do que ganha”, diz Lula sobre novo arcabouço fiscal
Fala do presidente foi em resposta à âncora da CNN Daniela Lima em pergunta sobre o novo arcabouço fiscal
Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ter consciência de que “a gente não pode gastar mais do que a gente ganha”.
A fala do presidente foi em resposta à âncora da CNN Daniela Lima em pergunta sobre o novo arcabouço fiscal, que deverá ser apresentado em março, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para substituir o teto de gastos.
“Eu tenho consciência, pelo que a Dona Lindu, minha mãe, analfabeta, me ensinou, que a gente não pode gastar mais do que a gente ganha. A gente só pode gastar mais do que a gente ganha se a gente fizer uma dívida para fazer um investimento que possa ser lucrativo, ou um investimento que traga algum benefício para a sociedade”, disse.
“É isso que vamos tratar com muita responsabilidade, porque eu não quero enfiar o Brasil em uma dívida impagável”.
Na sequência, Lula diz que “quando se fala em responsabilidade fiscal em um país, está se dizendo o seguinte: os banqueiros querem ter certeza de que eles vão receber os seus juros todo ano do governo, é isso que eles querem, garantir primeiro o deles. Eu acho que eles deveriam ter um pouco de bom senso e garantir primeiro o povo que está passando fome na rua”.
O “brasileiro precisa melhorar de vida”: “O povo quer comer bem, quer morar bem, quer se vestir bem, quer passear, quer ter férias (…) São milhões de pessoas passando necessidade”.
A âncora da CNN Daniela Lima entrevistou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diretamente do Palácio do Planalto, em Brasília. A íntegra da primeira entrevista de Lula à CNN Brasil está disponível no YouTube, TikTok e Kwai.
*Publicado por Ligia Tuon