Abras: Consumo das famílias cai 0,49% em setembro, mas ano acumula alta de 3,13%
Além da inflação, outros fatores também contribuem, como a crise hídrica e o aumento no preço dos combustíveis
Um levantamento da Associação Brasileira de Supermercados mostrou que a alta da inflação reduziu o poder de consumo das famílias em 0,49% no mês de setembro, na comparação com o mês de agosto.
O estudo ainda informou que o consumo nos lares brasileiros, apesar da queda registrada no mês de setembro, manteve uma trajetória positiva entre os meses de janeiro a setembro deste ano, acumulando uma alta de 3,13%.
Ainda segundo o levantamento, esse resultado positivo é resultado dos programas sociais de transferência de renda e, também, manutenção do emprego do governo federal.
Na comparação de setembro de 2020 com setembro de 2021, a queda no poder de consumo das famílias foi maior, chegando a 1,13%. O número mostra que o poder de compra dos brasileiros vem diminuindo
A menor demanda alimentícia deste mês é ocasionada pela desvalorização do real, fatores climáticos sazonais, e alta na inflação, que atingiu as famílias de todas as faixas de renda, segundo os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgados em outubro.
O café torrado e moído e o açúcar registram as maiores altas no acumulado do ano com aumento de 33,85% e 24,54%, respectivamente. O ovo e frango congelado também figuram na lista dos produtos que mais subiram no ano com 22,53% e 21,26%.
“Em 12 meses, a inflação acumula uma alta de 10,25%. Quando você tem um aumento desse indicador, a cadeia produtiva inteira encarece. Até a gasolina tem impacto indireto na alta dos preços dos alimentos, já que os combustíveis são utilizados no transporte dos produtos”, disse o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Joelson Sampaio.
Apesar do menor consumo de agosto para setembro, o setor se mantém otimista para os últimos meses do ano, segundo o vice-presidente da Abras, Marcio Milan. De acordo com ele, a Black Friday e o Natal devem reaquecer o mercado. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, o Índice Nacional de Consumo nos Lares Brasileiros registrou alta de 3,13%.
“A aproximação do fim do ano traz possibilidades vantajosas para os consumidores e comerciantes em função de importantes temporadas de vendas, como a Black Friday e o Natal. Essa é a hora de pesquisar, ficar atento às ofertas, promoções e aumentar o consumo”, disse Marcio Milan.