Amazon anuncia fechamento de serviço de telessaúde
Lançado em 2019, o Amazon Care prometeu conectar virtualmente pacientes a um médico "24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano"
A Amazon disse na quarta-feira (24) que está fechando seu serviço de telessaúde, Amazon Care, enquanto a empresa repensa sua abordagem para expandir para o setor de saúde.
Lançado em 2019, o Amazon Care prometeu conectar virtualmente pacientes a um médico “24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano”, de acordo com seu site, e também ofereceu alguns serviços presenciais em algumas cidades.
Ele foi inicialmente construído para os funcionários da Amazon, bem como para clientes corporativos.
Depois de coletar feedback de clientes e seus funcionários, a empresa determinou que o Amazon Care “não é a solução de longo prazo certa” para os clientes e deixará de ser oferecido no final deste ano, de acordo com um memorando aos funcionários da Neil Lindsay, vice-presidente sênior da Amazon Health Services.
“Esta decisão não foi tomada de ânimo leve e só ficou clara após muitos meses de cuidadosa consideração”, escreveu Lindsay no memorando, cuja cópia foi fornecida à CNN Business.
“Embora nossos membros inscritos tenham adorado muitos aspectos do Amazon Care, não é uma oferta completa o suficiente para os grandes clientes corporativos que temos como alvo e não funcionaria a longo prazo.”
A Amazon há muito procura interromper o setor de saúde e ampliar seu alcance na vida dos consumidores.
A gigante da tecnologia adquiriu uma farmácia online em 2017 e a relançou como sua própria farmácia digital em 2018.
A Amazon também fez parceria com JP Morgan Chase e Berkshire Hathaway para oferecer melhores serviços de saúde aos trabalhadores das três empresas, embora esse esforço tenha sido encerrado no ano passado.
À medida que a Amazon acaba com o serviço de telessaúde, está investindo pesadamente em outro esforço semelhante.
No mês passado, a Amazon disse que fechou um acordo para adquirir a One Medical em um acordo em dinheiro avaliado em aproximadamente US$ 3,9 bilhões.
Os serviços de atendimento primário baseados em associação prometem aos clientes “acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana ao atendimento virtual” e operam em uma dúzia dos principais mercados dos EUA.
Assim como a Amazon Care, a One Medical trabalha com empresas para oferecer benefícios de saúde a seus funcionários.
Em seu memorando, Lindsay disse que a empresa aproveitará o que aprendeu com seu projeto Amazon Care e “continuará a inventar, aprender com nossos clientes e parceiros do setor e manter os mais altos padrões à medida que ajudamos a reimaginar o futuro da saúde. Cuidado.”