Americanas: o que você precisa saber antes de clicar em “comprar”
Órgãos de defesa do consumidor dizem estar monitorando todas as compras e reclamações dos consumidores
A divulgação de um rombo de R$ 20 bilhões na Americanas, que levou a empresa à recuperação judicial em caráter de urgência, deixa consumidores com dúvidas em relação às compras no site da empresa.
Mas, em meio a tudo que está acontecendo, a Americanas continua segura para a realização de compras, seja pelo site ou loja física?
Guilherme Farid, chefe de gabinete do Procon-SP, afirma que sim. Segundo ele, o órgão encaminhou uma notificação à Americanas pedindo esclarecimentos de como essa situação financeira e contábil afeta a vida do consumidor no dia-a-dia.
“A empresa nos respondeu dizendo que a rotina do consumidor não será afetada. Então, há uma manifestação oficial da empresa ao órgão de proteção e defesa do consumidor”, esclareceu.
O Procon realizou ainda uma análise sobre as reclamações registradas pela empresa desde 2021 até agora. “Em 2023, comparando os trimestres equivalentes de cada ano com os trimestres do ano posterior, não encontramos discrepâncias de percentual de reclamação nem de motivos de reclamação. Então a empresa manteve a quantidade de reclamação pelos mesmos motivos”, explicou.
Farid ressalta que já foi definida a suspensão das dívidas da empresa e, agora, apresentou recuperação judicial. “Este recurso tem por finalidade uma renegociação dos créditos. Isso impacta os fornecedores, não os consumidores”.
Segundo informações do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a recuperação judicial não afasta os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor. Essa figura jurídica (a recuperação judicial) visa, apenas, garantir algum equilíbrio econômico para as finanças de uma pessoa jurídica, que continuará existindo e operando normalmente durante esse processo. Assim, a empresa segue tendo obrigação legal de garantir todos os direitos aos clientes.
De acordo com o porta-voz do Procon, o órgão irá monitorar as reclamações da empresa mais de perto, para verificar se, de fato, há um aumento ou não de reclamações. “Todas as redes sociais da empresa serão monitoradas a ponto da gente identificar um acréscimo de reclamações ou não, e que também. Acompanharemos de lupa nos próximos dias para verificar alguma anormalidade”.
Porém, Farid alerta que, se o consumidor notar alguma dificuldade de contato com a empresa, não receber a entrega ou demorar, ele deve efetuar a reclamação. “A gente precisa que o cliente ajude tanto a imprensa quanto o Procon a fiscalizar a empresa. E ele ajuda reclamando nas redes sociais e registrando reclamação no Procon. Qualquer curva crescente vai chamar nossa atenção e será objeto de nova notificação e um novo esclarecimento à população, seja via imprensa, ou seja, via uma nota oficial do Procon”.
O Idec afirmou que o consumidor pode comprar na Americanas sem preocupação. “A empresa continua obrigada a entregar os produtos, a cumprir os prazos, a devolver os valores em eventual arrependimento (cancelamento no prazo legal), a manter um bom relacionamento com o consumidor e a cumprir todas as obrigações impostas pela Lei”.
À CNN, a Americanas confirmou que o consumidor não será impactado pelo atual cenário e que segue operando normalmente. A varejista ainda diz que o objetivo do pedido de recuperação judicial é justamente “a manutenção da operação, empregos, pagamentos de impostos e boa relação com fornecedores e credores de forma geral.”
Confira a íntegra da nota da Americanas
“A Americanas S.A. informa que deu entrada hoje em seu pedido de Recuperação Judicial na 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. Dado o pedido de Recuperação Judicial da empresa, a Administração da Americanas vem a público informar que seguirá operando normalmente dentro das novas regras da recuperação judicial, cujo um dos objetivos principais é a própria manutenção de empregos, pagamento de impostos e a boa relação com seus fornecedores e credores e investidores de forma geral.
Para tanto, o grupo de acionistas de referência da empresa informou ao Presidente do Conselho de Administração que pretende manter a liquidez da companhia em patamares que permitam o bom funcionamento da operação de todas as lojas, do seu canal digital, Americanas.com, da AME e suas coligadas. Através deste comunicado, pedimos o engajamento de todos os colaboradores nesta nova fase e principalmente dos fornecedores com quem temos relações históricas. A história da Americanas segue com determinação rumo a uma nova fase, com o compromisso com a sociedade e disposta a construir soluções que possam vir atender aos credores da empresa.”