Antonio Batista: Brasil está entre os países menos competitivos do mundo
País caiu duas posições no ranking publicado anualmente pela escola de negócios suíça IMD deste ano, ficando na 59ª posição
O Brasil é um dos países menos competitivos do mundo, segundo ranking publicado anualmente pela escola de negócios suíça IMD. O país caiu duas posições no ranking deste ano, ficando na 59ª posição, à frente da África do Sul, Mongólia, Argentina e Venezuela.
Comparando com 2010, ano em que o Brasil teve seu melhor resultado — ficando na 38ª posição — o país teve uma queda de 21 posições. O Especialista CNN em gestão de negócios Antonio Batista da Silva Jr. avaliou a situação do país no levantamento.
“Esse ranking mostra que as condições para a economia e ambiente de negócios do país crescer pioraram muito nos últimos 12 anos”, disse.
Sobre o ranking
O ranking publicado pela escola de negócios suíça IMD é um relatório internacional de competitividade realizado há 34 anos, com parceiros entre 63 países — no Brasil, o parceiro é a escola de negócios da fundação Dom Cabral.
Além de coletar dados e indicadores macroeconômicos, os pesquisadores também realizam entrevistas com mais de 100 empresários de diferentes setores e regiões.
“Esse ranking é interessante, pois não mostra apenas dados agregados, mas também a percepção das pessoas sobre como está o ambiente de negócios”, disse Batista.
Dois terços do peso da nota se referem a indicadores como inflação, PIB per capita e taxa de desemprego. Um terço é calculado a partir das entrevistas.
O objetivo é mostrar a capacidade do país de promover um ambiente competitivo para que as empresas possam gerar valor sustentável e um valor que se mantenha a longo prazo, que gere prosperidade para sua população.
Veja mais no vídeo acima.
*Sob supervisão de Daniel Fernandes