CNN Brasil Money

Após Senado, comissão da Câmara aprova requerimento para ouvir Fukunaga

CTFC do Senado havia aprovado convite para ouvir presidente da Previ no último dia 20; agora Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara questiona rombo

Danilo Moliterno, da CNN, em Brasília
Discussão e votação de propostas legislativas na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados  • Arquivo: 28/08/2024 - Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Compartilhar matéria

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) um requerimento de convite para ouvir o presidente da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), o sindicalista João Fukunaga, sobre o rombo no fundo de pensão.

No último dia 20, a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado Federal havia aprovado um convite para ouvir Fukunaga.

O requerimento da Câmara é de autoria do deputado federal Jorge Goetten (Republicanos-SC) — crítico de Fukunaga e responsável por pedidos ao Tribunal de Contas da União (TCU) para afastamento do sindicalista da função de gestor do fundo.

O fundo de pensão encerrou o exercício de 2024 com déficit de R$ 17,6 bilhões e é alvo do TCU. No requerimento, Goetten questiona as competências de Fukunaga para gerir a Previ, que conta com 200 mil participantes e cerca de R$ 250 bilhões.

“Em verdade, a experiência do atual presidente da Previ é mais relacionada à atividade sindical, entretanto, no que diz respeito à gestão patrimonial, não conseguimos identificar experiência ou formação que demonstrassem compatibilidade com a missão”, escreve no requerimento.

Goetten defendeu o convite como uma “chance ao presidente da Previ esclarecer porque houve o déficit”.

“Esperamos que o Sr. Fukunaga tranquilize os participantes do fundo e demonstre que os investimentos foram pautados pelo rigor técnico que todos esperamos dos gestores”, completou.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais