Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Arábia Saudita ainda não entrou no Brics, diz ministro do reino

    Comentário esclarece informação errônea de que o país teria entrado no bloco

    Centro de convenções em Johanesburgo
    Centro de convenções em Johanesburgo James Oatway/Reuters

    Reuters

    A Arábia Saudita ainda não entrou oficialmente no bloco de países em desenvolvimento Brics, afirmou o ministro do Comércio do reino em um painel no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, nesta terça-feira.

    “A Arábia Saudita foi convidada a participar do Brics, ainda não entramos oficialmente no Brics”, disse Majid Al-Kasabi, no primeiro comentário de autoridades sauditas após a data proposta de adesão do país, em 1º de janeiro.

    O comentário também esclareceu a posição do reino depois da televisão estatal saudita informar mais cedo neste mês que a Arábia Saudita havia entrado no bloco. Em seguida, porém, retirou as reportagens das suas contas nas redes sociais.

    O governo saudita não respondeu a um pedido por mais detalhes em um primeiro momento.

    O Brics, que inclui Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, convidou Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito, Irã, Argentina e Etiópia para entrar no bloco em agosto. A Argentina sinalizou em novembro que não aceitaria o convite.

    A ponderação da proposta da Arábia Saudita chega em um contexto de tensões geopolíticas cada vezes maiores entre Estados Unidos e China, e com o reino aquecendo as relações com Pequim, o que gerou preocupações em Washington.