CNN Brasil Money

Arábia Saudita amplia restrição à importação do frango brasileiro

País é o 2º maior comprador de frango do Brasil em 2025; Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão reduziram a restrição somente para importações do RS

Vitória Queiroz, da CNN, Brasília
Governo brasileiro confirma primeiro foco de gripe aviária em granja comercial
Emirados Árabes Unidos também entraram na lista de países que adotaram restrições à importação de frango do Brasil  • Kalinovskiy/Getty Images
Compartilhar matéria

A Arábia Saudita ampliou a restrição das importações de carne de frango brasileira. O país é o 2º maior importador do produto em 2025, representando 11% do total do destino do produto entre janeiro a abril deste ano, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).

De acordo com atualização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Arábia Saudita suspendeu a compra de produtos com origem em todo o estado do Rio Grande do Sul.

Até a última quarta-feira (21), o país estava adotando restrições somente à compra do frango produzido em Montenegro (RS), cidade onde foi detectado o primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial.

Por outro lado, a Rússia, a Bielorrússia, a Armênia e o Quirguistão decidiram retirar a suspensão do país todo e reduziram a restrição geográfica das importações para o estado do Rio Grande do Sul.

Os Emirados Árabes Unidos também entraram na lista de países que adotaram restrições à importação de frango após detecção de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em Montenegro (RS). A suspensão vale somente para o município gaúcho.

Mais de 30 destinos já adotaram restrições ao Brasil.

Veja a lista atualizada:

  • * Suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka e Paquistão.
  • * Suspensão para o Estado do Rio Grande do Sul: Arábia Saudita, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia. A Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão decidiram retirar a suspensão do país todo e reduziram a restrição geográfica para o estado do Rio Grande do Sul.
  • * Suspensão para o município de Montenegro (RS): Emirados Árabes Unidos e Japão.

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/filipinas-e-jordania-suspendem-compras-de-frango-do-brasil-veja-lista/

 

Acompanhe Economia nas Redes Sociais