ArcelorMittal lançará fundo de R$ 100 mi para investir em startups no Brasil
O fundo, o primeiro do tipo criado pela companhia no mundo, vem junto com a criação de uma nova diretoria no grupo no país voltada para estratégia
O grupo siderúrgico ArcelorMittal anunciou nesta terça-feira (18) que vai criar um fundo com investimento de R$ 100 milhões voltado ao desenvolvimento de startups no Brasil, com os primeiros desembolsos podendo ocorrer já neste ano.
O fundo, o primeiro do tipo criado pela companhia no mundo, vem junto com a criação de uma nova diretoria no grupo no país voltada para estratégia, inovação e transformação de negócios.
“Em julho pretendemos que fundo esteja operacional. Estamos conversando agora sobre qual gestora vai administrar”, afirmou a diretora de inovação e transformação da ArcelorMittal Aços Longos, Paula Harraca.
“O que muda é trazer para o centro da estratégia, de maneira mais forte, essas pautas de futuro que são desafiadoras na indústria de base”, acrescentou a executiva, referindo-se a questões das agendas ambiental, de sustentabilidade e governança (ESG) e também de desenvolvimento de negócios, incluindo novos produtos e soluções para áreas como distribuição e logística.
A executiva afirmou que a ArcelorMittal será única cotista do fundo e que o plano é investir no prazo de quatro anos em 15 startups que já tenham soluções testadas nessas áreas de foco e potencial de crescimento. Inclusão no fundo de empresas da região da América Latina não está descartada, disse Harraca.
Conversas com duas startups, uma de tecnologia voltada ao setor de construção e outra na área de energia, já estão em andamento, mas Harraca evitou citar nomes. O investimento “na construtec e na de energia tem boas chances de ocorrer neste ano”, afirmou.
Outros tradicionais grupos siderúrgicos do país, como Gerdau e mais recentemente CSN, também montaram nos últimos anos centros de investimento em tecnologia, como forma de acelerar processos de ganhos de eficiência e de descoberta de novas frentes de negócios.
O investimento anunciado pela ArcelorMittal nesta terça representa um passo maior, após o grupo ter criado há três anos no Brasil sua própria estrutura de desenvolvimento de startups. Chamado de Açolab, é considerado pela companhia como primeiro hub de inovação da indústria do aço do mundo e já mantém conexões com 4.500 startups do país, segundo a ArcelorMittal.