CNN Brasil Money

Argentina e EUA assinam acordo de US$ 20 bilhões em troca de moedas

Operação de swap cambial havia sido anunciada nas últimas semanas, em meio sinalizações de Washington em ajudar a reforçar a economia da Argentina às vésperas das eleições legislativas do país

Da CNN Brasil
Nota de 100 pesos aparece junto com notas de 100 dólares  • 17/10/2022REUTERS/Agustin Marcarian/Foto ilustrastiva
Compartilhar matéria

O Banco Central da Argentina e o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos oficializaram um acordo de US$ 20 bilhões em troca de moedas, conforme comunicado divulgado pelo governo argentino nesta segunda-feira (20).

A operação de swap cambial havia sido anunciada no início de outubro, em meio sinalizações de Washington em ajudar a reforçar a economia da Argentina às vésperas das eleições legislativas do país, neste domingo (26).

Em nota, a autoridade monetária argentina afirmou que o montante contribuirá com a estabilidade macroeconômica, "com ênfase especial na preservação da estabilidade de preços e na promoção do crescimento econômico sustentável". O BC da Argentina ainda citou que a operação irá fortalezar a liquidez das reservar internacionais.

"Este acordo faz parte de uma estratégia abrangente que fortalece a política monetária da Argentina e fortalece a capacidade do Banco Central de responder a condições que possam levar a episódios de volatilidade nos mercados de câmbio e de capitais".

A oficialização da troca de dólares por pesos argentinos ocorre dias após o encontro entre Javier Milei e Donald Trump, na Casa Branca. Na ocasião, o republicano afirmou que um maior apoio dos EUA dependeria do sucesso do partido de Milei nas eleições de meio de mandato deste mês.

"Se ele não vencer, estamos perdidos", disse Trump a repórteres na terça-feira (14).

 

Acompanhe Economia nas Redes Sociais