Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Argentina manteve superávit fiscal em maio pelo quinto mês consecutivo, diz governo

    Dados finais do saldo fiscal ainda serão divulgados

    Presidente da Argentina, Javier Milei
    Presidente da Argentina, Javier Milei 26/03/2024 - REUTERS/Agustin Marcarian

    Reuters

    A Argentina manteve em maio o superávit fiscal primário buscado pelo presidente libertário Javier Milei para reduzir a inflação elevada, disse o porta-voz da Presidência, Manuel Adorni, nesta segunda-feira (10) em uma coletiva de imprensa.

    Adorni destacou que, embora os dados finais sobre o saldo fiscal mensal ainda estejam pendentes, ficou “claro” que o superávit fiscal observado nos últimos meses continuou em maio.

    Isso fará com que maio seja o quinto mês consecutivo de resultados fiscais positivos, depois que Milei adotou um programa de austeridade em esforço para reduzir a inflação anual próxima a 300%.

    Milei, que assumiu o cargo em dezembro e culpa décadas de gastos excessivos do governo pela taxa de inflação galopante do país, prometeu alcançar o equilíbrio orçamentário este ano e superávit primário.

    Embora a melhoria das contas fiscais do governo tenha recebido reações de aprovação de analistas, as duras reformas do presidente também levaram mais pessoas à pobreza e à falta de moradia.