Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Brasil Money

    Argentina prepara decreto para eliminar ou fundir 50 agências estatais

    Medidas de redução do estado eram promessas de Javier Milei durante campanha

    Marien Ramosda CNN

    O presidente da Argentina, Javier Milei, antecipou em entrevista ao jornal La Nación a implementação de um novo “mega” Decreto de Necesidad y Urgencia (DNU), conhecido por 70/25, que fechará ou realizará a fusão de 50 agências do governo.

    “Temos pensado, por exemplo, ir contra 50 organismos do Estado. Buscamos fechar 60%, enquanto transformaremos ou fundiremos o restante”, afirmou Milei na entrevista, após ter se vangloriado por ter cumprido com 78% das promessas que fez em campanha.

    Além disso, a nova medida pretende modificar leis, decretos e resoluções que considera obsoletos. Para isso, ele citou que utilizará o método de Elon Musk.

    “Argentina tem 27 mil leis vigentes, 70 mil decretos e 200 mil resoluções. Vamos aplicar o método de Elon Musk. Vamos pedir para cada órgão que faça uma espécie de desagregação das coisas que estão usando. Uma vez que tem o que se está usando, o resto será revogado”, explicou o presidente argentino.

    A redução do tamanho do Estado argentino era uma reforma prometida por Javier Milei em campanha.

    Para isso, Milei criou o Ministério de Desregulação e Transformação do Estado. O órgão é comandado por Federico Sturzenegger, que disse planejar cortes de gastos ainda mais profundos para este ano, com o foco em setores que vão de automóveis a medicamentos.

    “Em 2025, temos de continuar com a motosserra… porque queremos tirar o Estado do caminho”, afirmou Sturzenegger no começo deste ano.

    Quatro novos bilionários surgiram por semana em 2024, diz Oxfam

    Tópicos