Atividade econômica não paga juros no patamar que a Selic está, diz presidente da CNI à CNN

Robson Andrade disse que esse ciclo de corte na taxa básica de juros chegou muito tarde e que a indústria ainda não sentiu os efeitos

Diego Mendes, da CNN*, São Paulo
Compartilhar matéria

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, disse nesta quarta-feira (16) à CNN que não existe nenhuma atividade econômica com capacidade de pagar e reembolsar um juro no nível que está hoje.

Há duas semanas, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), fez o primeiro corte na taxa básica de juros da economia, de 0,50 ponto percentual.

Após um ano em 13,75%, a Selic passou então para 13,25%.

Para Andrade, esse cenário ainda é “muito ruim para a economia”. Segundo ele, até o momento, o setor industrial ainda não sentiu na ponta a decisão do BC da redução da taxa.

 

Contudo, Andrade diz que viu a queda como uma sinalização importante para o futuro. “Qualquer empresário e setor da economia olha para frente para o que vai acontecer no futuro e vive muito das expectativas.”

Este cenário, segundo Andrade, é uma tendência, e a expectativa é de que os juros continuem caindo no Brasil. “É um fator importante para dar aos empresários uma visão maior de otimismo, de voltar a investir e a gerar emprego.”

*Produzido por Daniel Rittner.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais