Atraso na entrega e propaganda enganosa lideram reclamações na Black Friday
Volume de reclamações ligadas à data em site especializado já é 20% maior que o de 2020


As reclamações de consumidores devido a atrasos em entregas de produtos lideram o ranking nesta Black Friday, representando 20,94%. Segundo levantamento do site Reclame Aqui, ela é seguida pelas reclamações de propaganda enganosa, com 16,48%.
Completam o ranking as reclamações sobre estorno de pagamento (8,93%), de problemas para finalizar a compra (5,7%) e de entrega de produto errado (5,6%).
Outro levantamento, realizado pelo Procon-SP, aponta que o órgão recebeu 310 reclamações ligadas à data na tarde do dia 26. A maior parte, 78 (25%), estão ligadas a atraso ou não realização de entregas, seguida por pedido cancelado após a finalização da compra (16%).
A pesquisa feita pelo Reclame Aqui considera o total de reclamações feitas entre as 12h de quarta-feira (24) e as 12h desta sexta-feira (26), em que a Black Friday ocorre oficialmente. O volume de reclamações ligadas à data já é 20% maior que o de 2020, totalizando 6966.
Até o período da pesquisa, os produtos que mais foram alvo de reclamações foram os smartphones (8,68% do total), seguido dos serviços de entrega (5,2%), tênis (4,36%), cartão de crédito (3,64%) e livros (2,6%).
Os livros, assim como pontos e milhas, aparecem pela primeira vez no ranking do Reclame Aqui para a data. Segundo o site, a alta de reclamações ligadas às milhas indica um aquecimento do setor de viagens com a vacinação.
Também entraram no ranking produtos de consumo, entre eles shampoo, perfume e itens de hipermercados. O ranking dos 10 produtos com mais reclamações tem itens com volume e peso menores que 2020.
“Estamos vivendo a Black Friday da mercearia, o que deixa claro o momento inflacionário e difícil para as empresas e ainda mais para o consumidor. Itens de mercearia e higiene, por exemplo, são os únicos que restaram aos consumidores para buscar descontos reais”, afirma Edu Neves, presidente do Reclame Aqui.
Os produtos mais leves costumam ter uma entrega mais fácil, o que facilita o estabelecimento de prazos curtos pelas lojas. Para o Reclame Aqui, o alto volume de compras acaba gerando os atraso nas entregas. Até o momento, as grandes varejistas concentram o maior número de reclamações.
Além das reclamações, as consultas de reputação de empresas no site cresceram 15% em relação ao ano passado.
- 1 de 7
Vai aproveitar a Black Friday? Confira dicas para fazer boas compras durante a data • Pexels/ Karolina Grabowska
- 2 de 7
Faça uma lista para saber o que realmente precisa comprar na Black Friday • Unsplash/Nick Morrison
- 3 de 7
Avalie seu orçamento e considere os gastos dos meses seguintes ao fazer as contas para saber quanto poderá gastar • Mikhail Nilov no Pexels
-
- 4 de 7
Compare os preços durante a Black Friday. Use sites de monitoramento de preços para auxiliá-lo nessa pesquisa • John Schnobrich/Unsplash
- 5 de 7
Tentativas de fraudes e golpes podem se intensificar na Black Friday. Compre apenas em lojas confiáveis • Getty Images
- 6 de 7
Análise o tipo de desconto que está sendo oferecido. Por vezes, a promoção é para algum item que sairá de linha, por exemplo, o que pode ser um problema no futuro para o consumidor • Pexels/Karolina Grabowska
-
- 7 de 7
Antes de finalizar a compra, faça uma avaliação se você realmente precisa do produto que está para adquirir ou se vai levar "só por estar em promoção" • Unsplash