Aumento de produtividade é caminho para Brasil ter crescimento sustentável, diz diretora do IFI à CNN

Vilma da Conceição Pinto participou do CNN Talks: Caminhos para o Crescimento, que acontece em São Paulo

Da CNN, São Paulo
Vilma da Conceição Pinto, diretora da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal  • Atacama Agência Audiovisual
Compartilhar matéria

Diretora da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal, Vilma da Conceição Pinto afirmou em entrevista à CNN que o aumento de produtividade é o caminho para a economia brasileira crescer de maneira sustentável.

Vilma participou do CNN Talks: Caminhos para o Crescimento, que aconteceu em São Paulo, nesta quinta-feira (29).

"Tem como fazer [o Brasil ter crescimento econômico com a inflação sob controle], mas é uma tarefa extremamente difícil. O melhor caminho é o aumento de produtividade, para termos crescimento de longo prazo", disse.

Neste ano, o Brasil caiu para a 62ª posição do Ranking Mundial de Competitividade, que avalia o cenário de 67 países. A lista é elaborado pelo International Institute for Management Development (IMD).

Segundo Vilma, para elevar a produtividade do país, é necessário, por exemplo, aprimorar instrumentos de governança fiscal e orçamentária.

Duas medidas práticas mencionadas pela diretora do IFI foram a revisão de despesas, que permitirá a melhoria da qualidade do gasto do governo, e a orçamentação de médio prazo, a fim de que o Brasil passe a observar o médio e longo prazo ao planejar seus próximos passos.

Texto de Danilo Moliterno.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais