CNN Brasil Money

Banco Central eleva projeção de crescimento do PIB para 2,3% em 2025

De acordo com a autoridade monetária, revisão do crescimento da economia para 2026 reflete a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil

Vitória Queiroz, da CNN Brasil, Brasília
Edifício-sede do Banco Central no Setor Bancário Norte, em Brasília  • Marcello Casal JrAgência Brasil
Compartilhar matéria

O BC (Banco Central) revisou a projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2025 para 2,3%. No relatório anterior, estava em 2%. A projeção consta no Relatório de Política Monetária divulgado nesta quinta-feira (18).

A revisão do PIB deste ano reflete a surpresa ligeiramente positiva no terceiro trimestre e a reavaliação do desempenho esperado para o quarto trimestre. De acordo com o BC, a alteração reflete particularmente os resultados da agropecuária.

“A revisão da projeção de crescimento anual em 2025 reflete, sobretudo, a revisão das séries históricas, com destaque para um crescimento da agropecuária no primeiro semestre mais forte do que o divulgado anteriormente, e um resultado do terceiro trimestre ligeiramente acima do esperado”, diz o documento.

Houve alta nas projeções para agropecuária e indústria, acompanhada de leve redução na estimativa para o setor de serviços. Veja as expectativas de crescimento anual por setor:

  • Agropecuária: subiu de 9% para 11%;
  • Indústria: aumentou de 1% para 1,6%;
  • Serviços: caiu de 1,8% para 1,7%.

2026

Para 2026, a estimativa de crescimento do PIB subiu de 1,5% para 1,6%, influenciada pelo maior carregamento estatístico decorrente do crescimento mais alto de 2025 e pela inclusão de estimativas preliminares para os efeitos da isenção ou desconto no Imposto de Renda da Pessoa Física.

Segundo o relatório, a expectativa de manutenção da Selic em um patamar restritivo também colaborou para a projeção moderada de crescimento.

“Para 2026, mantém-se a projeção de crescimento moderado ao longo do ano. Entre os fatores que influenciam esse cenário estão a expectativa de manutenção da política monetária em campo restritivo, o baixo nível de ociosidade dos fatores de produção, a perspectiva de desaceleração da economia global e a ausência do impulso agropecuário observado em 2025”, diz o documento.

Veja as projeções de 2026 por setor:

  • Agropecuária: 0,5%;
  • Indústria: 1,9%;
  • Serviços: 1,6%.

Inflação

O BC projeta que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) encerre 2025 em 4,4%, dentro do limite superior de tolerância da meta. A meta é de 3%, com intervalo de tolerância de até 4,5%.

O relatório estima que a probabilidade de estourar a meta em 2025 é de 26%. Para fazer a inflação convergir para a meta, o BC mantém a Selic, a taxa básica de juros, em um patamar mais elevado.

Já para 2026, a previsão é que a inflação fique em 3,5%.

 

Acompanhe Economia nas Redes Sociais