CNN Brasil Money

Banco Genial renuncia à gestão de fundo investigado em megaoperação

Instituição ressalta que o fundo foi originalmente estruturado por outros prestadores de serviços e transferido em agosto de 2024

André Vasconcelos, colaboração para a CNN Brasil, São Paulo
Operação tem como alvos de mandados 42 empresas da Avenida Faria Lima, um famoso centro financeiro do país. 
Operação tem como alvos de mandados 42 empresas da Avenida Faria Lima, um famoso centro financeiro do país  • Reprodução
Compartilhar matéria

O Banco Genial emitiu nota nesta quinta-feira (28) sobre a Operação Carbono Oculto, que investiga alvos suspeitos de fraude no setor de combustíveis, e anunciou a renúncia à prestação de serviços ao fundo de investimentos denunciado na ação.

Em trecho do documento, o banco afirma que "tomou a decisão de renunciar nesta data à prestação de todos os serviços ao Fundo" até que os fatos sejam esclarecidos.

O Genial ressalta que o Radford Fundo de Investimento Financeiro Multimercado Crédito Privado, fundo que teria recebido as denúncias segundo apuração interna, foi originalmente estruturado por outros prestadores de serviços essenciais e transferido ao Genial em agosto de 2024.

Na ocasião, a instituição alega que "promoveu as devidas diligências, abrangendo o investidor exclusivo e os ativos que integravam a carteira" e que, a partir daquele momento, o Fundo passou a operar nos termos do regulamento do banco.

O Banco Genial afirma ainda não ter sido notificado sobre a existência de investigações que o envolvam. Citada no relatório do MPSP, a instituição diz ter recebido as notícias apenas pela imprensa.

O banco finaliza o documento dizendo que está "inteiramente à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários".

Acompanhe Economia nas Redes Sociais