Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Brasil Money

    BC da Austrália reduz os juros pela 1ª vez desde novembro de 2020

    Instituição informou, em comunicado, que alguns riscos inflacionários "parecem ter aliviado" e que há sinais de que a desinflação pode estar ocorrendo "um pouco mais rapidamente do que o esperado"

    Daniel Tozzi Mendes, do Estadão Conteúdo

    O banco central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira (18) um corte na taxa básica de juros do país de 4,35% ao ano para 4,10% ao ano.

    Foi a primeira redução desde novembro de 2020, quando a taxa caiu de 0,25% ao ano para 0,10% ao ano, ainda em meio à pandemia de covid-19. Os juros básicos estavam fixados em 4,35% ao ano na Austrália desde novembro de 2023.

    A instituição informou, em comunicado, que alguns riscos inflacionários “parecem ter aliviado” e que há sinais de que a desinflação pode estar ocorrendo “um pouco mais rapidamente do que o esperado”.

    Ainda assim, a avaliação do BC australiano é de que a política monetária tem sido restritiva e “permanecerá assim” após a redução dos juros desta terça.

    “Ao remover um pouco da restrição da política em sua decisão de hoje, o Conselho reconhece que progresso foi feito, mas é cauteloso sobre a perspectiva”, diz o documento.

    O RBA citou ainda as incertezas externas e disse que dependerá de dados para tomar decisões futuras.

    Mais de 60% das mulheres empreendem sobrecarregadas, diz pesquisa

    Tópicos