CNN Brasil Money

BC descarta risco ao sistema financeiro após liquidação do Banco Master

Comef vê impacto limitado e mantém colchão de capital em 0%, quando não há necessidade de exigir aporte adicional dos bancos

Cristiane Noberto, da CNN Brasil, brasília
Sede do Banco Central em Brasília
Sede do Banco Central em Brasília  • 11/06/2024REUTERS/Adriano Machado
Compartilhar matéria

O BC (Banco Central) afirmou nesta quarta-feira (19) que a liquidação extrajudicial das instituições do conglomerado Master não representa risco para a estabilidade do SFN (Sistema Financeiro Nacional).

Em nota divulgada após reunião do Comef (Comitê de Estabilidade Financeira) nesta quarta, o BC afirma que o Conglomerado Master, formado pelos braços Banco S.A, Investimento S.A., BlueBank S.A.  e Will Financeira S.A, é classificado como instituição de crédito diversificado, de pequeno porte e enquadrada no segmento S3 da regulação prudencial.

"O conglomerado representa 0,57% do ativo total e 0,55% das captações totais do SFN. Tal evento não traz risco de natureza sistêmica, afirmou o Comitê.

O BC destacou que o conjunto dos bancos brasileiros segue com capital e liquidez em níveis considerados adequados, com provisões para perdas de crédito e resultados de testes de estresse avaliados nas reuniões do Comef.

“O Comitê considera que o SFN está preparado para enfrentar a materialização de risco de crédito. As provisões para perdas de crédito e os níveis de liquidez e de capital dos bancos se mantêm adequados. Diante da reduzida exposição cambial e da pequena dependência de funding externo, a exposição do SFN a flutuações financeiras originadas no exterior é baixa”, diz a nota.

De acordo com o comitê, o cenário atual, marcado por taxa básica de juros em nível contracionista -- em 15% ao ano --, inadimplência elevada e endividamento de famílias e empresas, exige cautela e diligência na concessão de crédito, mas não compromete a solidez do sistema.

Adicional contracíclico em 0%

Na mesma reunião, o Comef decidiu manter o ACCPBrasil (Adicional Contracíclico de Capital Principal relativo ao Brasil) em 0%.

O instrumento funciona como um colchão de capital a ser acumulado em fases de expansão do crédito e utilizado em momentos de estresse.

A manutenção em 0% indica que o órgão não vê necessidade de exigir capital adicional dos bancos mesmo após a liquidação do Master.

A ata da 63ª reunião do Comef será publicada em 26 de novembro de 2025, às 8h.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais