BC reduz para 68% chance de inflação estourar teto da meta em 2025
Resultado consta no Relatório de Política Monetária divulgado nesta quinta-feira (26)

O Banco Central reduziu de 70% para 68% a probabilidade da inflação de 2025 estourar o teto da meta, que é de 4,5% em 2025.
Para 2026, o BC também reduziu a probabilidade. Caiu de 28% para 26%.
As projeções constam no Relatório de Política Monetária divulgado nesta quinta-feira (26).
De acordo com o relatório do BC, a inflação deve se manter acima do limite do intervalo de tolerância nos próximos meses, começando a cair a partir do quarto trimestre, mas ainda permanecendo acima da meta. O BC projeta que a inflação acumulada em quatro trimestres deve ficar na faixa de 5,4% a 5,5% nos três primeiros trimestres de 2025 e depois cair para 4,9% no final do ano.
No relatório, o BC afirma também que o chamado "hiato do produto" segue positivo, pressionando a inflação. Quando o hiato está em nível positivo, isso significa que a economia está operando acima do seu potencial de crescimento.
No último Boletim Focus, o mercado projetou que a inflação deve fechar 2025 em 5,24%. Para 2026, a projeção para a inflação brasileira se manteve em 4,5%.
De acordo com o BC, a suspensão da exportação de aves em função do caso de gripe aviária em Montenegro (RS) pode gerar queda dos preços da carne de frango no curto prazo. No entanto, o relatório ressalta que a projeção incorpora a recuperação dos valores com a normalização das vendas externas.


