Bessent diz que Europa não deve retaliar em relação à Groenlândia
Secretário do Tesouro dos EUA instou países a "manterem a mente aberta"
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, alertou nesta terça-feira (20) os países europeus para não retaliarem contra a intenção de Trump de anexar a Groenlândia e os instou a "manter a mente aberta".
"Digo a todos: acalmem-se. Respirem fundo. Não retaliem. ... O presidente estará aqui amanhã e transmitirá sua mensagem", disse Bessent durante uma participação no Fórum Econômico Mundial em Davos.
Os líderes da UE devem discutir opções em uma cúpula de emergência em Bruxelas na quinta-feira (22) para barrar a imposição de tarifas por Trump. Uma das opções é um pacote de tarifas sobre 93 bilhões de euros de importações dos EUA, que poderia entrar em vigor em 6 de fevereiro.
A outra opção é o "Instrumento Anti-Coerção", que limitaria o acesso a licitações públicas, investimentos ou atividades bancárias, ou restringir o comércio de serviços, no qual os EUA têm um superávit com o bloco, incluindo serviços digitais.
Trump prometeu no sábado (17) implementar uma série de aumento de tarifas a partir de 1º de fevereiro sobre os membros da UE até que os Estados Unidos tenham permissão para comprar a Groenlândia, medida que os principais estados da UE condenaram como chantagem.
Também em discurso no Fórum Econômico Mundial, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reafirmou que o braço executivo do bloco está trabalhando em um pacote para apoiar a segurança do Ártico.
Ela ainda alertou que as tarifas propostas por Trump sobre a Groenlândia são um erro. Além disso, von der Leyen disse que está trabalhando em um aumento maciço de investimentos na ilha.
"A soberania e integridade do território não são negociáveis", declarou Von der Leyen durante seu discurso.
Trump fala em Davos na quarta-feira (21) às 10h30 no horário de Brasília.


