Biometria no e-commerce recupera R$ 291 milhões no Dia das Mães, diz Unico
Dados da empresa mostram que uso da tecnologia facial no varejo online fizeram as transações aprovadas pela plataforma saltarem 582%

O varejo conseguiu recuperar R$ 291 milhões com o uso da biometria para validar compras online no Dia das Mães, segundo dados da Unico, rede de validação de identidade.
A empresa destaca que a melhoria do reconhecimento facial fez as aprovações em pagamentos digitais saltarem 582% na data comemorativa deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024, movimentando mais de 228 mil pagamentos validados.
Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o mercado de pagamentos online movimentou em 2024 cerca de R$ 1 trilhão. Dados da Unico sinalizam que, deste total, entre 10% a 15% das compras são negadas.
A solução encontrada pela empresa, que é apresentada nesta segunda-feira (2) no VTEX Day 2025, é o aperfeiçoamento da tecnologia da biometria facial como motor para crescimento de receita e de segurança para o comércio eletrônico.
“Às vezes, um pagamento é negado porque foge ao comportamento habitual daquela pessoa — seja por um valor mais alto, um item, horário ou loja diferente. Se esse cliente cai em um modelo probabilístico, que tenta adivinhar o risco, tem muito mais chance de ser barrado”, afirmou Paulo Naliato, Chief Growth Officer da Unico.
O executivo explicou que o modelo Unico IDPay combina a autenticação de identidade por meio de uma rede de dados, inteligência artificial e informações comportamentais para validar compras online de alto risco com cartão de crédito.
“O modelo determinístico da Unico, elimina a dúvida, traz mais segurança e melhora os resultados para todos os envolvidos”, acrescentou.
A tecnologia é adotada por mais de 50 varejistas online e 3 dos bancões do Brasil: Bradesco, Santander, Banco do Brasil.
“Recuperamos mais de R$ 340 milhões de janeiro a abril de 2025 em compras que poderiam não ter acontecido se não tivéssemos investido em melhorar a experiência do consumidor e reduzir perdas econômicas”, disse Vital Leite, diretor-executivo de soluções financeiras da Casas Bahia.
Entenda a tecnologia
Ao ir para uma seção de pagamentos, o usuário recebe a confirmação via biometria facial. A validação ocorre em cerca de 3 segundos, com base em dados que cobrem 9 a cada 10 brasileiros, segundo a Unico.
Geralmente a biometria requer movimentos da cabeça do usuário.
A empresa explica que isso é necessário para comprovar que existe um ser-humano do outro lado da tela, e não se trata de uma foto, por exemplo, que poderia ser utilizada por fraudadores.
A comparação é feita com inteligência artificial e machine learning, que analisam traços únicos da face do usuário, como a distância entre os olhos, o formato do queixo, a curvatura do nariz, entre outros pontos.


