Black Friday: Procura por aluguel e compra de imóveis aumenta, diz Google
O volume de buscas por imóveis no mês de outubro, de acordo com o levantamento, teve um aumento de 34% se comparado ao mesmo mês do ano anterior
Embora a maior procura de oportunidades de compra durante a Black Friday esteja associada ao varejo, outro setor se mostra otimista para a data comercial em 2020: o imobiliário.
De acordo com um levantamento de intenções de compra encomendado pelo Google e desenvolvido pela consultoria Provokers, a categoria de imóveis apresentou aumento de 15% em importância na intenção de compra dos brasileiros na comparação com o mesmo período do último ano.
Leia também:
Venda de imóveis em São Paulo aumenta 40% em outubro
13º salário não será impactado por redução de jornada do trabalhador
O volume de buscas por imóveis no mês de outubro, de acordo com o levantamento, teve um aumento de 34% se comparado ao mesmo mês do ano anterior. De forma segmentada, outros aumentos significativos ocorreram nas pesquisas sobre aluguel (70% a mais) e compra e venda (73% a mais).
O levantamento confirma uma tendência crescente nos últimos meses em decorrência da pandemia do novo coronavírus, que foi o aumento na procura por imóveis, uma vez que grande parte dos brasileiros passou a trabalhar de casa.
O fator Selic
Do ponto de vista do mercado, um dos fatores que ajudaram quem está interessado em comprar, investir ou alugar um imóvel são as taxas oferecidas no setor da construção civil, que foi um dos menos afetados pela crise inaugurada por conta da pandemia de Covid 19.
Por operar com juros menores devido ao menor patamar da Selic, taxa básica de juros que chegou a 2% ao ano em setembro, ficou mais atrativo se aproximar do sonho da casa própria, por exemplo.
Isso acontece porque com a taxa básica de juros em patamares mais baixos, tomar um empréstimo no banco para financiamentos no longo prazo ficou mais em conta.
O sonho da casa própria
Um levantamento paralelo também realizado pelo Google revelou que a casa própria permanece como um dos principais sonhos do brasileiro, porém, uma residência que contemple todas necessidades se tornou a principal prioridade nas pesquisas. Entre as principais razões para a mudança de casa, estão motivos como:
– Minha casa não atende mais minhas necessidades (28%)
– Quero realizar o sonho da casa própria (25%)
– Sem condições financeiras para permanecer onde estou (22%)
– Família crescendo e, consequentemente, necessidade mais espaço (15%)
A busca por imóveis que apresentam diferenciais também dispararam se comparada ao mesmo período do último ano.
A procura por imóveis com churrasqueira apresentou aumento de 110%, por exemplo, quando se compara o mês de agosto de 2020 com o de 2019. Outros “mimos” como piscina e varanda também aumentaram significativamente nas buscas, com 93% e 63% respectivamente.
Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook