Câmara aprova projeto de financiamento para fim de shutdown nos EUA
Presidente Donald Trump deve sancionar o projeto de lei em breve

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (3) um amplo pacote de gastos que encerrará a paralisação parcial do governo federal, mas criou um novo impasse orçamentário para o Departamento de Segurança Interna (DHS) daqui a duas semanas.
Espera-se que o presidente Donald Trump assine o projeto de lei de financiamento rapidamente, encerrando, assim, a paralisação que teve início no sábado (31).
Trump e os líderes republicanos pressionaram os membros do partido conservador para que aprovassem o projeto, apesar das próprias queixas internas sobre ele, para evitar uma paralisação como a de 43 dias que aconteceu entre outubro e novembro de 2025.
Tanto Trump quanto o presidente da Câmara, Mike Johnson, tiveram que persuadir a dividida bancada republicana a apoiar um acordo que financia o DHS apenas temporariamente, enquanto os democratas exigem mudanças na postura do ICE em relação à imigração, após o assassinato de dois cidadãos norte-americanos por agentes federais em Minneapolis no mês passado.
A legislação financiará as áreas de defesa, saúde, trabalho, educação, habitação e outras agências federais até outubro, e prorrogará temporariamente o financiamento do DHS, enquanto os parlamentares negociam mudanças na aplicação das leis de imigração.
A paralisação que aconteceu entre outubro e novembro de 2025 afastou centenas de milhares de funcionários federais e custou à economia dos EUA cerca de US$ 11 bilhões.



