Câmara não está contra os governadores, diz Lira sobre ICMS
Estados querem ir ao STF para questionar a aprovação pelos deputados de projeto que altera a forma de cobrança do imposto, que é a principal fonte de receita
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse na manhã desta sexta-feira (15) que a Casa não está contra os governadores na discussão sobre novas regras para o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Conforme a CNN publicou nesta quinta-feira, os governadores se articulam para questionar no STF (Supremo Tribunal Federal) a aprovação pelos deputados de projeto que altera a forma de cobrança do imposto, que é a principal fonte de receita dos entes.
Em post publicado em sua página oficial do Twitter, Lira diz que “seguimos vivendo circunstâncias excepcionais. A Câmara não está contra os governadores – mas sim a favor dos governados – o povo que nos elegeu. Brasileiros que sofrem com a inflação e desemprego e que precisam agora deste apoio -como precisaram ano passado do auxílio emergencial”.
Se o problema é o longo prazo, daqui até lá, periga muita gente não estar aqui pra contar história. Câmara é ação no presente – quando os brasileiros pedem providências.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) October 15, 2021
Em entrevista à CNN na quinta-feira, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou que os governadores nunca foram chamados para discutir uma solução para o aumento do preço dos combustíveis.
Segundo Leite, a alíquota do ICMS não é a culpada, e a reforma tributária seria a principal alternativa para reduzir a escalada dos preços dos combustíveis.