Casa Branca: Trump não orientou Departamento de Justiça a investigar Powell
Iniciativa do governo de abrir uma investigação criminal contra chair do Fed intensifica a longa campanha de pressão de Trump contra o banco central dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não orientou os integrantes do Departamento de Justiça a investigar o chair do Federal Reserve (o banco central norte-americano), Jerome Powell, de acordo com a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, nesta segunda-feira (12).
Quando questionada por repórteres do lado de fora da Casa Branca se Trump, um crítico de longa data de Powell, orientou a investigação para saber se o presidente do Fed enganou o Congresso em depoimento relacionado a uma reforma do complexo da sede do Fed em Washington, Leavitt respondeu que "não".
A iniciativa do governo Trump de abrir uma investigação criminal contra Jerome Powell intensifica a longa campanha de pressão do presidente contra o banco central. O chair do Fed chamou a medida de "pretexto" para influenciar as taxas de juros, e ex-chefes do Fed e membros importantes do Partido Republicano de Trump condenaram a investigação - considerada sem precedentes.
Senadores republicanos expressaram preocupação com a ameaça, enquanto dois parlamentares ameaçaram retaliar bloqueando os indicados de Trump para o banco central e um terceiro pedia que a investigação federal terminasse rapidamente.
A questão, de acordo com os senadores, era a confiança no Fed, que define as taxas de juros nos EUA e é visto pelos investidores globais como uma força independente fundamental para ajudar a administrar a economia em meio a turbulências políticas e outras.


