Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    China busca promover desenvolvimento de empresas privadas com mais empréstimos

    Regras para crédito visam proteger direitos e interesses legítimos das companhias e expandir emprego

    Bandeira da China nas ruas
    Bandeira da China nas ruas Reuters/Thomas Peter

    da Reuters

    O gabinete da China divulgou nesta terça-feira (25) regras para promover empresas privadas, incluindo incentivos para instituições financeiras emprestarem a elas, em seu mais recente movimento para apoiar uma economia que enfrenta vários obstáculos.

    As regras visam proteger os direitos e interesses legítimos de empresas privadas e expandir o emprego, disse o gabinete da China em um aviso publicado em seu site.

    “Os empresários privados são importantes ‘players’ do mercado, desempenhando um papel importante no crescimento da economia e no aumento do emprego.”

    A segunda maior economia do mundo está enfrentando o impacto econômico das restrições persistentes contra a Covid-19, uma queda prolongada no setor imobiliário e riscos de recessão global com queda na demanda doméstica e desemprego alto.

    Obstáculos no 4º trimestre por temores sobre Covid

    O crescimento econômico da China está enfrentando desafios e problemas no quarto trimestre à medida que as restrições e nervosismo pela Covid-19 freiam ainda mais viagens e remessas, restringindo o consumo e o comércio na segunda maior economia do mundo.

    As estatísticas de mobilidade – do tráfego de passageiros do metrô nas cidades e cancelamentos de voos ao manuseio de contêineres domésticos nos principais portos – pioraram em outubro, apesar da queda nos casos locais de coronavírus, sugerindo que as medidas preventivas da Covid-19 ou o medo dessas medidas ainda estão sufocando a atividade econômica.

    A China relatou na segunda-feira uma expansão de 3,9% em sua economia no terceiro trimestre, mas os dados de setembro mostraram fraqueza nas importações de bens e nas vendas no varejo, refletindo sua demanda doméstica ainda moderada.

    Mesmo assim, o consumo de bens e serviços das famílias foi responsável por mais da metade do crescimento do Produto Interno Bruto no terceiro trimestre, reforçando seu peso desmedido na economia.

    A proporção de voos cancelados para voos regulares permaneceu elevada, subindo para 68,33% na semana de 18 a 24 de outubro, de 67,14% na semana anterior, segundo cálculos da Reuters com base em dados da consultoria de tráfego aéreo Variflight.

    A movimentação de contêineres em oito portos principais caiu 7,3% entre 1º e 10 de outubro em relação ao ano anterior, em comparação com um aumento de 4,4% nos últimos 10 dias de setembro, em parte devido à piora do comércio doméstico, mostraram dados da China Ports and Harbors Association.

    Um índice que mede o volume de negócios do transporte rodoviário de mercadorias caiu 26,2% em 21 de outubro em relação ao ano anterior, contra uma queda de 23,7% na semana anterior, de acordo com o Nomura.

    Enquanto a China trava um guerra contra a Ômicron este ano, as autoridades intensificaram os testes de PCR nas populações locais e aumentaram os requisitos dos visitantes, diminuindo o desejo de viajar. As inspeções de mercadorias do exterior e de outras províncias também atrasaram as entregas por dias e até semanas.