
CNI: Plano para Amazônia pode criar 312 mil empregos e movimentar R$ 40 bi
Projeções estão no relatório da SB COP, iniciativa lançada pela Confederação Nacional da Indústria, que será divulgado em detalhes nesta segunda-feira (10) na COP30

O documento que sintetiza o trabalho da chamada SB COP (Sustainable Business COP), iniciativa lançada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) neste ano, aponta que a priorização da região amazônica como "motor do desenvolvimento sustentável" do Brasil pode acrescentar R$ 40 bilhões ao PIB e criar 312 mil empregos.
As projeções estão no SB COP Legacy Report.
Entre metas frustradas e crise no multilateralismo global, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 almeja ser um marco para a implementação de medidas e de respostas sobre fontes de financiamento.
É nesse contexto que o setor privado tem se mobilizado para buscar protagonismo na implementação de metas globais sobre clima, conforme apresentou a Broadcast em matéria especial.
O SB COP Legacy Report será divulgado em detalhes nesta segunda-feira (10), no estande da CNI, na COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em Belém (PA).
O documento é resultado da articulação dos oito grupos de trabalho - que cobriram desde bioeconomia e transição energética até finanças e empregos verdes.
O documento também traz considerações sobre dois temas que influenciaram os debates da iniciativa: saúde e carbon accounting (contabilidade de carbono).
A SB COP mobilizou mais de 40 milhões de empresas em 60 países e reuniu mais de 600 casos considerados de sucesso para "comprovar a viabilidade de soluções sustentáveis já desenvolvidas pelo setor privado".


