Encerra reunião entre Banco Central e TCU para discutir caso Master

Participaram os presidentes Gabriel Galípolo e Vital do Rêgo Filho, e o ministro Jhonatan de Jesus

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O presidente do BC (Banco Central), Gabriel Galípolo, se reuniu na tarde desta segunda-feira (12) com o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), ministro Vital do Rêgo Filho, e o ministro Jhonatan de Jesus, em meio à possibilidade de uma inspeção da corte de contas na autoridade monetária. 

O encontro iniciou às 14h, com duração de aproximadamente 30 minutos. O presidente do TCU fala às 15h30 com a imprensa.

Do lado do TCU, também participaram da reunião Juliana Pontes, secretária geral de Controle Externo, Flávio Takashi Sato, secretário geral de Comunicação, e Maria Bethania Lahoz, auditora chefe adjunta da Secretaria Geral de Controle Externo. 

Além de Galípolo, também estiveram na reunião os diretores Ailton De Aquino (Fiscalização), Gilneu Vivan (Regulação​​ e Organização do Sistema Financeiro e de Resolução​) e Izabela Moreira Correa (Cidadania e Supervisão de Conduta). 

O TCU apura falhas do Banco Central na liquidação do Banco Master. Como mostrou a CNN Brasil, a reunião tem como objetivo construir uma solução conjunta antes do julgamento do recurso da autoridade monetária no plenário da Corte. A expectativa é que o embargo seja analisado na primeira sessão do TCU após o recesso, em 21 de janeiro.

Na semana passada, o ministro Jhonatan de Jesus havia autorizado uma inspeção no Banco Central diante do processo de liquidação do Master. Dias depois, na quinta-feira (8), acolheu um recurso do BC e suspendeu a medida até que o plenário da Corte de Contas delibere. 

 

Acompanhe Economia nas Redes Sociais