Comissão sabatina e aprova Galípolo e Aquino para diretorias do BC

Caso aprovados pela CAE, os nomes ainda passam pelo plenário do Senado, onde precisam do voto favorável de ao menos 41 parlamentares para a aprovação

Da CNN, São Paulo
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza sabatina de indicados para a diretoria do Banco Central do Brasil (BC).À mesa, em pronunciamento, indicado para o cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central, economista Gabriel Galípolo (MSF 27/2023).  • Foto: Pedro França/Agência Senado
Compartilhar matéria

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou terça-feira (4) as indicações do economista Gabriel Galípolo e do advogado Ailton Aquino para a diretoria do Banco Central (BC).

Galípolo foi secretário-executivo do Ministério da Fazenda ("número 2" da pasta) durante os primeiros meses do ano e é indicado para a Diretoria de Política Monetária. Aquino, servidor de carreira do BC desde 1998, pleiteia a Diretoria de Fiscalização.

Com a aprovação da CAE, as indicações devem ser votadas Senado, o que deve ocorrer ainda nesta terça-feira. Os nomes precisam do voto favorável de ao menos 41 parlamentares para a aprovação.

Os cargos têm mandatos de quatro anos, com possibilidade de uma recondução (por igual período).

As sabatinas acontecem em meio a pressões do governo e de diversos setores da sociedade civil para cortes na taxa básica de juros.

Publicado por Danilo Moliterno.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais