Compra de créditos de carbono pela Petrobras é emblemática e importante, diz especialista

À CNN Rádio, Virginia Parente disse que iniciativa de descarbonização vai ao encontro dos anseios da sociedade para reduzir emissões

Amanda Garcia, da CNN, São Paulo
Emissões de carbono na China
Com a compra dos créditos junto ao Projeto Envira Amazônia, a proteção será equivalente a 570 hectares de floresta amazônica  • Foto: Getty Images (Junho/2017)
Compartilhar matéria

O anúncio da Petrobras da compra de créditos de carbono equivalentes a 175 mil toneladas de gases de efeito estufa é emblemático e importante.

Esta é a avaliação da professora do Instituto de Energia e Ambiente da USP (Universidade de São Paulo) Virginia Parente.

Com a compra dos créditos junto ao Projeto Envira Amazônia, a proteção será equivalente a 570 hectares de floresta amazônica.

À CNN Rádio, a professora destacou que uma operação desse porte é expressiva, já que a Petrobras é a empresa mais importante do Brasil.

“Acionistas e consumidores querem que a Petrobras não contribua para a devastação, no momento em que uma empresa tem esse tipo de ação, é uma espécie de símbolo para outras”, explicou.

A postura de descarbonização, segundo Virginia Parente, é uma “iniciativa muito boa”, que “vai ao encontro da pauta ESG.”

ESG diz respeito à preocupação com o meio-ambiente, social e governança.

A professora destacou que a Petrobras tem uma série de projetos nesse sentido, como melhorar o processo de extração e investimento em energias renováveis.

Veja mais: Entenda como funciona o mercado de crédito de carbono

Do ponto de vista da “pessoa física”, Parente afirmou que as pessoas podem ter uma maior “racionalização das ações” para um menor impacto sobre o meio-ambiente.

Isso significa, por exemplo, consumir produtos e serviços de empresas mais responsáveis com os fatores ESG.

*Com produção de Isabel Campos

Acompanhe Economia nas Redes Sociais