Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Conexão Agro: PIB agropecuário deve aumentar mais de 10% em 2023, diz Ipea

    Segundo o instituto, crescimento deverá ser puxado pelas altas na produção vegetal, especificamente nas culturas de soja e milho

    Evandro Cinida CNN

    Em São Paulo

    O Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário deve crescer mais de 10% no próximo ano. A informação é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

    “A projeção de crescimento do PIB do setor agropecuário em 2023, feita pela carta de conjuntura do IPI, é de um crescimento de 10,9% no ano. Esse crescimento é bastante elevado, porém, não é recorde. Ele foi maior em 2017, por exemplo, onde o crescimento foi de mais de 14%”, diz José Ronaldo Souza Jr., pesquisador do Ipea.

    Segundo o instituto, esse crescimento deverá ser puxado pelas altas na produção vegetal, especificamente nas culturas de soja e milho.

    “Esse crescimento acelerado deve ocorrer por conta do grande aumento da produção de soja, que deve crescer mais de 20% no ano, e de milho, que deve crescer quase 10%, de acordo com estimativas preliminares da Conab. Os riscos associados a esse crescimento acelerado são associados a riscos hidrológicos e riscos de eventos climáticos adversos. Como é uma coisa comum no setor, esses riscos sempre estão associados à produção agrícola.”

    Veja mais no vídeo acima