Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Confiança do consumidor brasileiro volta a melhorar em junho, mostra FGV

    Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve no mês alta de 1,9 ponto, chegando a 91,1 pontos

    Consumidoras em shopping de Brasília
    Consumidoras em shopping de Brasília 29/11/2023 REUTERS/Adriano Machado

    da Reuters

    A confiança dos consumidores brasileiros voltou a melhorar em junho depois de forte queda no mês anterior, mostraram dados da Fundação Getúlio Vargas divulgados nesta segunda-feira.

    O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve no mês alta de 1,9 ponto, chegando a 91,1 pontos, embora não tenha sido suficiente para recuperar a perda de 4,0 pontos vista em maio.

    “(Os) resultados refletem a dificuldade em alcançar níveis mais satisfatórios de confiança e parecem estar vinculados às limitações financeiras das famílias e às taxas de juros elevadas, evidenciada pelos indicadores de situação financeira atual e de intenção de compra de duráveis”, disse Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.

    Houve em junho melhora tanto da percepção sobre a situação atual quanto das expectativas para os próximos meses.

    O Índice de Situação Atual (ISA) teve alta de 1,0 ponto, chegando a 81,6 pontos, maior nível desde novembro de 2023. O Índice de Expectativas (IE) avançou 2,6 pontos, para 98,1 pontos.

    Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros Selic em 10,5%, interrompendo o ciclo de afrouxamento monetário depois de sete reduções consecutivas.

     

    Tópicos

    Tópicos