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    Contra cancelamento de milhas, governo faz recomendação a empresas aéreas

    Muitos consumidores têm reclamado que os pontos estão expirando, apesar da inviabilidade em comprar passagens

    Basília Rodriguesda CNN

    A Secretaria Nacional do Consumidor pediu para as empresas aéreas não cancelarem as milhas acumuladas por passageiros pelos próximos meses, enquanto durar a instabilidade provocada pelo coronavírus no setor. O pedido também é para reativar as milhas que já venceram.

    Muitos consumidores têm reclamado que os pontos estão expirando, apesar da inviabilidade em comprar passagens, já que a demanda caiu cerca de 90% após a pandemia. 

    A secretaria, que é vinculada ao Ministério da Justiça, encaminhou um ofício à Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf) e às  principais empresas do segmento (Smiles, Latam Pass, Tudo Azul e Livelo)

    A recomendação envolve três pontos:
    – A prorrogação imediata dos prazo para expirar os pontos acumulados nos programas de fidelidade no próximos meses;
    – O estorno dos pontos, sem penalização, das passagens adquiridas (e canceladas) com pontos vincendos (i.e. milhas a expirar); e
    – O uso do Consumidor.gov.br como canal de negociação entre as empresas e os consumidores.

    “Em razão dos argumentos expostos na Nota Técnica, o DPDC identificou questões sensíveis que necessitam de esclarecimentos. Diante disto, expedimos notificações à Associação e às principais empresas do segmento com objetivo de melhorar o nosso entendimento a respeito das medidas que estão sendo adotadas por essas empresas em relação às milhas e sistemas de pontuação para compensar a drástica redução da oferta de passagens aéreas.” afirma Juliana  Domingues, diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

    O tema é considerado importante dentro da Secretaria Nacional do Consumidor por causa da repercussão nacional. Para o governo, o problema tem potencial de afetar consumidores em todo o país.

    As aéreas ainda irão responder.

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