CNN Brasil Money

Dell: Pix é sensacional e tecnologia financeira do Brasil é referência

Resiliência operacional e física são características destacadas por Luis Gonçalves como intrínsecas ao setor financeiro brasileiro (e que fazem parte do DNA da empresa de tecnologia)

João Nakamura, da CNN, São Paulo
Luis Gonçalves, presidente da Dell para América Latina
Luis Gonçalves, presidente da Dell para América Latina  • Divulgação: Dell
Compartilhar matéria

Quem trabalha com o setor financeiro do Brasil "não pode parar" de desenvolver suas ferramentas e tecnologias, segundo Luis Gonçalves, presidente da Dell para América Latina.

Em entrevista exclusiva à CNN, Gonçalves afirmou que "o Pix é uma coisa sensacional, é fenomenal", e que "o sistema [financeiro] brasileiro hoje é enxergado, não só na América Latina, mas no mundo inteiro, como um dos mais desenvolvidos".

A ferramenta de pagamentos instantâneos foi trazida ao centro da tensão comercial entre os Estados Unidos e o Brasil, após os norte-americanos abrirem uma investigação contra o país na qual citam o Pix como um entrave para as empresas de lá em nosso mercado. Economistas renomados, inclusive um vencedor do prêmio Nobel, e o setor privado saíram em defesa da inovação financeira.

"O Banco Central conseguiu estabelecer uma coisa que é um fenômeno e um êxito hoje visto até no mundo, porque deu acessibilidade e a capacidade de fluxo do capital entre todos os níveis da sociedade de maneira muito mais ágil. Então, a tecnologia, como ela está na base de tudo que virá no futuro, ela vai se acomodar em parâmetros que sejam adequados. Essa é a nossa crença e talvez a experiência e a história nos diga isso", ponderou o executivo da Dell à CNN.

Em conversa na sexta-feira (25), em meio ao evento Expert XP, Gonçalves olhou ao redor do estande da empresa e disse ver muitos de seus clientes ali presentes. No Brasil, afirma que tanto o setor privado como o público utilizam da infraestrutura da empresa.

Ele relatou que a tecnologia da Dell também tem sido utilizada para inovações no setor financeiro.

"A Dell, entre outras coisas, se especializou muito no fornecimento de infraestrutura que provê não só a capacidade computacional, mas também as soluções e tecnologias que atendem esses mercados que são os mais demandantes", afirmou o presidente da Dell para América Latina.

"Quando pega o setor financeiro brasileiro, que é um dos mais envolvidos no mundo, você não pode parar. Você tem que ter uma capacidade de processamento muito alta, você precisa ter resiliência operacional e física também. Então são características que estão embutidas no DNA do que a gente desenvolve."

Acompanhe Economia nas Redes Sociais