Desancoragem de expectativa de inflação requer atuação firme do BC, diz indicado à diretoria em sabatina

Nilton David afirmou que considerando defasagens da política monetária, choques de preços precisam ser avaliados em relação a suas causas e graus de persistência

Da Reuters
Nilton David, diretor de política monetária do Banco Central (BC)
Nilton David afirmou que considerando defasagens da política monetária, choques de preços precisam ser avaliados em relação a suas causas e graus de persistência  • Egberto Nogueira
Compartilhar matéria

O indicado à diretoria de Política Monetária do Banco Central, Nilton David, afirmou nesta terça-feira (10) que a desancoragem das expectativas de inflação, que têm permanecido acima da meta, requer uma atuação firme por parte da autoridade monetária.

Em sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, David disse que o regime de metas de inflação é um sistema consolidado no Brasil e tem se provado apropriado para lidar com a operação regular da economia.

"As expectativas têm se mantido acima do centro da meta e requer atuação firme do Banco Central para o cumprimento do mandato que lhe foi conferido. Processo que, aliás, já está em curso", disse.

Na audiência, David afirmou que considerando as defasagens da política monetária, os choques de preços precisam ser avaliados em relação a suas causas e graus de persistência.

"Além da firmeza, a serenidade e a perseverança são atributos indispensáveis para um adequado cumprimento desse mandato", disse.

David afirmou ainda que o Brasil apresenta fundamentos externos sólidos, com reservas internacionais relevantes que, junto ao regime de câmbio flutuante, formam uma linha de defesa do país.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais