CNN Brasil Money

Diretor do Fed defende corte de juros em setembro

Waller também vê espaço para mais reduções nos próximos meses

Laís Adriana, do Estadão Conteúdo
Prédio do Federal Reserve em Washington
Prédio do Federal Reserve em Washington  • Joshua Roberts/Reuters
Compartilhar matéria

O diretor do Fed (Federal Reserve), banco central americano, Christopher Waller defendeu, em entrevista à CNBC na manhã desta quarta-feira (3) que a instituição corte as taxas de juros dos Estados Unidos na decisão monetária deste mês e disse ver espaço para múltiplas reduções nos próximos meses.

Ele ponderou que, se necessário, nos dirigentes podem ajustar o ritmo de flexibilização para a acompanhar desdobramentos da economia.

Waller notou que há perda de ritmo em alguns setores, destacando particularmente a desaceleração do mercado imobiliário e pouco movimento em compras de moradias. Ele também observou que há divergências entre os dirigentes sobre se a política monetária está moderadamente restritiva ou não.

Contudo, ao ser questionado, Waller negou que os Estados Unidos estejam sob risco de uma recessão iminente.

"Se o mercado de trabalho estivesse ruim por conta da imigração, veríamos números descontrolados", disse, apontando que a taxa de desemprego segue em níveis baixos. "Nosso objetivo é garantir o emprego pleno", lembrou.

O diretor do Fed evitou comentar sobre a situação da diretora Lisa Cook, incluindo se ela continua o seu trabalho no Fed no momento.

Sobre a possibilidade de suceder o atual presidente do BC, Jerome Powell, o diretor reiterou que não participou de nenhuma entrevista para o cargo até o momento, embora tenha admitido ter se encontrado com o secretário do Tesouro, Scott Bessent, no passado para falar "de outros assuntos".

"Também não tenho nenhuma entrevista marcada agora", disse.

Waller também descartou preocupações com ameaças à independência do Fed, afirmando que o banco central continuará a manter seu trabalho isento de interferências "não importa o que aconteça".

Acompanhe Economia nas Redes Sociais