Durigan: Pressão inflacionária vem de desarranjo causado pela guerra

Ministro rebateu críticas de que governo estaria gerando aquecimento de preços com aumento de gastos

Cristiane Noberto e Álvaro Augusto, da CNN Brasil, em Brasília
Compartilhar matéria

A guerra no Oriente Médio é uma das principais responsáveis pela pressão inflacionária no país, segundo o ministro da Fazenda, Dario Durigan.

O conflito internacional provocou aumento nos preços de produtos agroindustriais, químicos e combustíveis, pressionando a inflação e impactando a política de juros.

Em entrevista exclusiva à CNN Brasil, Durigan rebateu críticas de que o governo estaria gerando aquecimento de preços com aumento de gastos, e afirmou que o arcabouço fiscal mantém o controle das despesas públicas.

Ele acrescentou que, na avaliação do governo, o choque inflacionário recente está mais associado ao cenário externo do que a fatores domésticos, reforçando que a guerra no Oriente Médio tem sido o principal elemento de pressão sobre preços e expectativas.

O ministro também disse que programas voltados a setores específicos, como linhas de crédito para motoristas de aplicativo e caminhoneiros, não têm impacto macroeconômico relevante sobre a inflação.

Durigan ainda pontuou que o Brasil convive historicamente com juros elevados por fatores estruturais, como baixa poupança e questões ligadas ao mercado financeiro e expectativas econômicas.

“No G7 mesmo eu ouvi que a guerra causa problemas e desafios para todos os bancos centrais do mundo. Não é apenas um cenário de alta de inflação no Brasil”, disse.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais