Economia dos EUA acelera no 4º trimestre para alta de 6,9% na comparação anual

PIB foi revisado para baixo em relação à leitura de fevereiro, de 7%, mas mercado projetava correção para cima

Lucia Mutikani, da Reuters
Trabalhador opera máquina de corte de metal na fábrica da Gent Machine Co. em Cleveland, Ohio, EUA, 26 de maio de 2021. REUTERS/Timothy Aeppel
Em todo o ano de 2021, a economia dos EUA cresceu 5,7%, ritmo mais forte desde 1984  • Timothy Aeppel/Reuters
Compartilhar matéria

A economia dos Estados Unidos cresceu com força no quarto trimestre, confirmou o governo nesta quarta-feira (30), mas o salto nas infecções por Covid-19 no início do ano, problemas na cadeia de oferta e disparada da inflação reduziram um pouco essa força.

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu a uma taxa anualizada de 6,9%, informou o Departamento do Comércio em sua terceira estimativa para o indicador referente ao quarto trimestre de 2021.

O dado foi ligeiramente revisado para baixo de uma taxa de 7,0% estimada em fevereiro. No terceiro trimestre, a economia expandiu 2,3%. O crescimento está 3,1% acima do nível pré-pandemia.

Economistas consultados pela Reuters esperavam uma revisão para cima da taxa de expansão, a 7,1%. O número menor reflete reduções nos dados de gastos dos consumidores e aumento de exportações.

Em todo o ano de 2021, a economia cresceu 5,7%, ritmo mais forte desde 1984, depois de o governo fornecer quase US$ 6 trilhões para alívio dos efeitos da pandemia. Em 2020, o PIB contraiu 3,4%, a maior queda em 74 anos.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais