CNN Brasil Money

Em 25 anos, custo da energia sobe e encarece o pão em 85%, mostra estudo

Entre 2000 e 2024, pão francês subiu 509%, sendo 85% disso explicado pelo repasse energético, segundo levantamento da Ex Ante Consultoria Econômica

Vitória Queiroz, da CNN, Brasília
Lâmpada sendo acendida
Aumento de preços de diversos bens e serviços decorreu principalmente do repasse dos custos energéticos  • Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Compartilhar matéria

O custo unitário da energia elétrica cresceu 1.299% nos últimos 25 anos, cerca de quatro vezes acima da inflação oficial do Brasil acumulada no período (326%).

O dado consta em um estudo elaborado pela Ex Ante Consultoria Econômica, contratado pela ABRACE Energia e divulgado nesta quinta-feira (3).

De acordo com o levantamento, o aumento de preços de diversos bens e serviços decorreu principalmente do repasse dos custos energéticos. O pão francês, por exemplo, subiu 509% no período — sendo 85% disso explicado pela energia.

A alta também é observada no leite longa vida (86% atribuída ao custo da energia) e o queijo (92% atribuída ao custo da energia). Já entre os materiais de construção, o cimento teve 218% de alta ligada diretamente ao custo energético.

Quando se leva em consideração o custo do gás natural entre 2000 e 2024, o levantamento identificou um crescimento de 2.251%, cerca de 7 vezes superior à alta do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) do período.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais