Em meio a COP, petroleira registra maior IPO do ano na bolsa de Londres
Analista disse que uma empresa de petróleo e gás é uma das poucas que podem se dar bem com uma listagem no mercado neste momento
O mundo pode estar perdendo a luta contra a crise climática, mas os investidores ainda estão dispostos a jogar dinheiro em empresas de petróleo e gás.
Essa é uma lição da oferta pública inicial (IPO) na quarta-feira (8) da Ithaca Energy, uma produtora de petróleo e gás do Mar do Norte – que aconteceu quando os líderes mundiais se reuniram para a cúpula climática da ONU no Egito.
A listagem de cerca de 10% da empresa, a maior em Londres até agora este ano. As ações foram negociadas pela última vez a cerca de 230 pence (US$ 2,62), mais de 7% abaixo do preço do IPO. Isso já estava no limite inferior da faixa estabelecida pelos banqueiros de investimento da empresa, segundo a Reuters.
No entanto, o fato de Ithaca chegar ao mercado é um sinal de seu apelo em um momento em que a Europa está preocupada com o acesso ao fornecimento de energia, os preços dos combustíveis estão altos e os mercados turbulentos desencadearam uma busca ativa por retornos estáveis.
As cotações do mercado de ações praticamente secaram este ano, pois as empresas decidiram esperar que as condições econômicas melhorem e a volatilidade diminua.
“O setor de petróleo e gás do Reino Unido teve uma boa recuperação de interesse ao longo de 2022”, disse Nathan Piper, analista do setor do banco Investec. A ação com melhor desempenho até agora este ano no índice FTSE 250 de Londres é a Energean, que se concentra em projetos de gás no Mar do Norte e no Mediterrâneo. As ações da empresa subiram quase 80% em 2022, enquanto o índice caiu mais de 20%.
O Mar do Norte é uma bacia envelhecida, e gigantes de petróleo e gás como Chevron, Exxon e Shell estão diminuindo sua presença. Mas players menores e firmas de private equity entraram, investindo bilhões de dólares nos últimos anos.
Os planos para desenvolver novos projetos de petróleo e gás na região se mostraram controversos, no entanto, dado o desejo do Reino Unido de se estabelecer como líder na luta para reduzir as emissões globais.
No início deste ano, a Ithaca – que é de propriedade majoritária do Delek Group de Israel – concluiu a aquisição da Siccar Point, que pretende desenvolver um campo de petróleo no Mar do Norte.
Ativistas têm criticado o projeto, observando que a Agência Internacional de Energia (AIE) alertou que o desenvolvimento de novos campos de petróleo e gás deve parar se o mundo quiser limitar o aquecimento a 1,5 graus Celsius e evitar os piores efeitos da crise climática.
Piper disse que uma empresa de petróleo e gás é uma das poucas que podem se dar bem com uma listagem no mercado agora. O número de IPOs caiu este ano, segundo dados da Dealogic. Houve menos de 1.250 listagens globais até agora em 2022, em comparação com mais de 3.000 em 2021, que foi um ano recorde.
Mas as ações da Ithaca podem sofrer um passeio acidentado. O governo do Reino Unido está considerando estender um imposto inesperado sobre lucros de petróleo e gás em uma tentativa de tapar um buraco em suas finanças.
“Isso vai impactar o valor de todos os produtores de petróleo do Mar do Norte”, disse Piper.
*Paul R. La Monica contribuiu com essa reportagem.