Coronavírus: Empresários lançam movimento #NãoDemita na web

Grupo de 40 empresas, incluindo grandes varejistas, bancos e construtoras, criou manifesto que pede reflexão da iniciativa privada em momentos de pandemia

Do CNN Brasil Business*, em São Paulo
Homem folheia carteira de trabalho
Homem folheia carteira de trabalho  • Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
Compartilhar matéria

Um grupo de 40 empresas decidiu lançar um manifesto. O motivo? Criar um movimento para que grandes empregadores não demitam nesse período de empresa. O documento foi assinado por companhias como as varejistas Magazine Luiza, BR Distribuidora e Grupo Pão de Açúcar, a construtora MRV e bancos como o Bradesco, Itaú, Santander, BTG Pactual e Inter.  

"Esta é uma convocação de empresário para empresário", diz o manifesto. "A primeira responsabilidade social de uma companhia é retribuir à sociedade o que ela proporciona a você - começando pelas pessoas que dedicam suas vidas, todo dia, ao sucesso do seu negócio. É por isso que nossa maior responsabilidade, agora, é manter nosso quadro de funcionários", diz o documento publicado no site da campanha: naodemita.com

Além disso, o grupo de empresários também pede ajuda para aqueles que têm "força financeira" ajudar pessoas que moram nas comunidades, além de autônomos como vendedores de pipoca, manicures, entre outros.

O apelo, além da ajuda à economia neste momento de pandemia, também lembra que a demissão em massa nesse momento pode custar caro lá na frente.

"Desligar gera um custo imediato, muitas vezes maior que dois meses de salários, e há linhas de crédito e outras soluções que estão sendo criadas todos os dias para ajudar as empresas a atravessar a tempestade."

Empresários de todos os setores e dimensões podem assinar o manifesto e se juntar ao movimento no próprio site.

* (com Estadão Conteúdo)

Acompanhe Economia nas Redes Sociais