Encomendas à indústria dos EUA caem em outubro
Resultado foi prejudicado por quedas acentuadas na volátil categoria de aeronaves, após um ganho não revisado de 0,2% em setembro

As novas encomendas à indústria dos EUA caíram em outubro, mas os gastos das empresas com equipamentos se mostraram sólidos no início do quarto trimestre.
As encomendas caíram 1,3%, prejudicadas por quedas acentuadas na volátil categoria de aeronaves, após um ganho não revisado de 0,2% em setembro, informou o Departamento de Comércio nesta quarta-feira. Economistas consultados pela Reuters previam que as encomendas às fábricas cairiam 1,2%.
As encomendas aumentaram 3,3% na comparação anual em outubro. O relatório foi adiado pela paralisação recorde de 43 dias do governo federal. A manufatura, que responde por cerca de 10,1% da economia, foi restringida pelas tarifas abrangentes do presidente Donald Trump.
Uma pesquisa do Instituto de Gestão do Fornecimento divulgada na segunda-feira mostrou que seu PMI de manufatura caiu para o menor patamar em 14 meses em dezembro, com os entrevistados continuando a destacar as tarifas como um problema.
Mas um aumento nos gastos com inteligência artificial está apoiando alguns segmentos do setor.
O Departamento de Comércio também informou que as encomendas de bens de capital não relacionadas à defesa, exceto aeronaves, que são vistas como uma medida dos planos de gastos das empresas com equipamentos, aumentaram 0,5% em outubro, conforme estimado no mês passado.


