Estas são as marcas de carros mais valiosas do mundo em 2022
Entre as 100 empresas mais valorizadas do planeta, apenas oito estão diretamente ligadas à indústria automotiva
- 1 de 8
A Toyota é a marca de automóvel mais valiosa do mundo em 2022, segundo levantamento da Brand Finance. Ela aparece na 12ª posição com valor de US$ 64,28 bilhões • 5/3/2019 REUTERS/Pierre Albouy
- 2 de 8
A Mercedes-Benz aparece na 15ª posição do ranking, com valor de marca de US$ 60,76 bilhões em 2022 • REUTERS/Gonzalo Fuentes
- 3 de 8
A Tesla está na 28ª posição do ranking, com valor de marca de US$ 46,01 bilhões • Tesla/Divulgação
-
- 4 de 8
Volkswagen aparece na 33ª posição, com valor de US$ 41,04 bilhões
- 5 de 8
A BMW ficou no 39º lugar, com valor de marca estimado em US$ 37,94 bilhões • Foto: Mohamed Abd El Ghany/Reuters
- 6 de 8
A Porsche ficou na 46ª posição, com valor de US$ 33,71 bilhões • Divulgação / Porsche
-
- 7 de 8
Honda ficou no 61º lugar, com valor estimado de US$ 28,24 bilhões • Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters
- 8 de 8
A Ford apareceu na 76ª posição, com valor de marca de US$ 24,17 bilhões • 15/1/2019 REUTERS/Brendan McDermid
Desde o início da pandemia, o cenário da indústria automotiva global vem piorando. Produção em queda, escassez de suprimentos e dificuldades logísticas estão impactando as operações.
Além disso, com mais países impondo datas para o fim da comercialização de veículos a combustão, as empresas foram obrigadas a realizar pesados investimentos para o desenvolvimento de veículos elétricos, que viram sua demanda subir nos últimos dois anos.
Por conta disso, o valor de algumas marcas ligadas diretamente à produção de automóveis vem caindo nos últimos anos.
Isto ficou evidente no levantamento das marcas mais valiosas do mundo divulgado pela consultoria Brand Finance. O ranking é liderado por empresas de tecnologia, com Apple, Amazon e Google e entre as 100 marcas mais valiosas do ranking, apenas 8 são do setor automotivo.
Porém, marcas especializadas em carros elétricos, como a Tesla e a BYD, mostraram crescimento forte ante 2021. A última, inclusive, entrou como uma das 10 marcas que mais cresceram em valor.
De acordo com a Brand Finance, o levantamento das marcas mais valiosas do mundo leva em consideração o mapeamento da capacidade das empresas em atrair consumidores, gerar lealdade de marca e motivar funcionários. A partir daí é calculado o valor estimado de marca.
Confira quais são as marcas automotivas mais valiosas entre as 100 primeiras do ranking de 2022: