EUA anuncia acordos com Argentina, Guatemala, Equador e El Salvador
Países chegaram a entendimentos bilaterais

Os Estados Unidos divulgaram nesta quinta-feira (13) uma série de acordos comerciais alcançados com países latino-americanos.
A Argentina concordou com uma estrutura de cooperação bilateral de comércio e investimento, disseram os dois países em uma declaração conjunta divulgada pela Casa Branca.
Enquanto isso, os EUA chegaram também a um acordo comercial com o Equador, no qual o país latino-americano reduzirá ou eliminará as tarifas em setores-chave para os norte-americanos.
"O Equador se comprometeu a reduzir ou eliminar as tarifas em setores-chave para os Estados Unidos, incluindo máquinas, produtos de saúde, bens, produtos químicos, veículos automotores e certos produtos agrícolas", disse a Casa Branca em um comunicado.
Os EUA também se comprometeram em remover as tarifas sobre algumas importações da Guatemala que não podem ser cultivadas, extraídas ou produzidas naturalmente no país, juntamente com alguns produtos têxteis e de vestuário
A Casa Branca ainda citou medidas tomadas pela Guatemala para remover algumas barreiras não tarifárias ao comércio.
Os dois países concordaram com uma estrutura comercial que fortalecerá os laços econômicos entre eles, dando continuidade a um acordo comercial anterior que entrou em vigor em 2006, informou a Casa Branca.
Por fim, a Casa Branca anunciou que também chegou a um entendimento bilateral com El Salvador, que se comprometeu a endereçar barreiras não tarifárias, destacando questões sobre produtos farmacêuticos e dispositivos médicos; produtos remanufaturados; padrões automotivos dos EUA; a simplificação dos requisitos para o certificado de livre venda, aceitando certificados eletrônicos; a remoção dos requisitos de apostila; e a agilização dos requisitos de registro de produtos para exportação aos EUA.
"Dado o compromisso de El Salvador em tomar medidas significativas para fortalecer e ampliar as relações comerciais recíprocas, os Estados Unidos eliminarão as tarifas recíprocas sobre as exportações salvadorenhas para os Estados Unidos para determinados produtos qualificados que não podem ser cultivados, extraídos ou produzidos naturalmente nos Estados Unidos em quantidades suficientes, bem como para certos produtos, como têxteis e vestuário."
No caso desses últimos dois países, a Casa Branca diz que irá trabalhar ao longo das próximas semanas para finalizar os acordos.
No Brasil, ainda há expectativa para uma reunião que deve ocorrer mais tarde entre o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e o chanceler Mauro Vieira.
*Com informações de Reuters


