EUA: Expectativa de inflação para próximos 5 anos recuou, diz Fed de NY

Probabilidade de aumento na taxa de desemprego também diminuiu

Pedro Lima, do Estadão Conteúdo
Sede do Federal Reserve de Nova York
Sede do Federal Reserve de Nova York  • 12/10/2021REUTERS/Brendan McDermid
Compartilhar matéria

As expectativas dos consumidores dos Estados Unidos para a inflação no horizonte de um ano caíram de 3,6% em abril a 3,2% em maio. Para os próximos três anos, a projeção recuou de 3,2% em abril para 3,0% em maio. Já no horizonte de cinco anos, a expectativa teve leve recuo de 2,7% em abril para 2,6% em maio.

Os dados são da pesquisa de Expectativas dos Consumidores, divulgada pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Nova York.

Segundo a instituição, as expectativas médias de desemprego, ou a probabilidade média de que a taxa de desemprego nos EUA esteja mais alta daqui a um ano, caíram de 44,1% em abril para 40,8% em maio, mas ainda permanece bem acima da média dos últimos doze meses, que é 37,7%.

As expectativas medianas das famílias para o crescimento do preço das casas diminuíram de 3,3% em abril para 3,0% em maio. O Fed de Nova York aponta que essa série tem se mantido em uma faixa estreita entre 3,0% e 3,3% desde agosto de 2023.

Já as expectativas de variação nos preços das commodities para um ano à frente caíram de 3,5% para 2,8% entre abril e maio, no caso da gasolina, e de 8,7 para 7,4% no custo dos cuidados médicos. A expectativa de variação no preço dos alimentos, segundo o Fed de Nova York, subiu de 5,1% em abril para 5,5% em maio, o nível mais alto desde outubro de 2023.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais