Exportações de ovos do Brasil saltam em 2025 por forte demanda dos EUA
Segundo dados da ABPA, os Estados Undos foram os maiores compradores de ovos brasileiros, com um aumento de quase 827% em relação a 2024

As exportações brasileiras de ovos, incluindo frescos e processados, atingiram um recorde de 40.894 toneladas métricas em 2025 devido à forte demanda dos EUA, de acordo com dados compilados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e divulgados nesta quinta-feira (8).
O número representa um aumento de 121,4% em relação a 2024, quando o país embarcou 18.469 toneladas. Os exportadores brasileiros de ovos geraram um recorde de US$ 97,2 milhões em receita no ano passado, 147,5% a mais do que em 2024, os dados também mostraram.
Os Estados Unidos foram o maior comprador de ovos do Brasil no ano passado, totalizando 19.597 toneladas, um aumento de quase 827% em relação ao total de 2024.
No entanto, as tarifas de Washington sobre uma série de produtos brasileiros, em vigor desde agosto passado, reduziram os embarques, disse a ABPA.
"O ano foi marcado pela forte evolução das exportações aos Estados Unidos, movimento que perdeu ritmo após a imposição do tarifaço", disse Ricardo Santin, presidente da ABPA, em um comunicado.
Ele disse que as tarifas levaram as empresas brasileiras a desviar as vendas para novos destinos, citando especificamente o Japão, onde os embarques ganharam ritmo nos últimos meses do ano.
Outros grandes importadores de ovos brasileiros foram o Chile, o México e os Emirados Árabes Unidos, informou a ABPA.
O grupo também informou que as exportações brasileiras de ovos ultrapassaram o equivalente a 1% da produção doméstica, o que foi considerado um marco significativo para o setor.


