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    Frango frito era comida barata na Coreia do Sul e agora pode custar até US$ 22

    Custo médio do alimento no país aumentou 11,4% em agosto em comparação com o mesmo mês do ano passado

    Michelle TohYoonjung Seodo CNN Business

    Clark Park, um YouTuber de 35 anos, é uma das muitas pessoas na Coreia do Sul fartas dos altos preços dos alimentos. É por isso que ele pegou sua câmera e se juntou a uma enorme multidão de compradores clamando por frango frito barato em uma manhã de agosto na Homeplus, uma rede de hipermercados que acabara de reduzir 12% em seus preços já com grandes descontos.

    “Já havia mais de 50 pessoas na fila”, disse Park ao CNN Business, acrescentando que muitos chegaram cedo e esperaram mais de uma hora. “Todos nós corremos juntos assim que ela abriu. Foi quando eu senti vontade de frango frito.”

    O frango frito há muito é o favorito dos consumidores na Coreia do Sul – e agora também ressalta os problemas inflacionários do país, com os preços dos alimentos pesando mais nas carteiras ultimamente.

    O custo médio do frango frito na Coreia do Sul aumentou 11,4% em agosto em comparação com o mesmo mês do ano passado, superando os saltos de preços de outros itens populares de refeições, como guisado de kimchi ou churrasco de carne, segundo dados do governo.

    Os consumidores podem estar sentindo um aperto ainda maior, dependendo de quanto restaurantes ou supermercados repassam seus custos: em alguns casos, os preços do frango no varejo “aumentaram mais de 50%” nos últimos dois anos, de acordo com Jeong Woo Park, um economista sul-coreano no Nomura.

    Pessoas de todo o mundo têm lidado com lutas semelhantes nos últimos meses, à medida que os preços globais dos alimentos dispararam – e cenas como a corrida de frango no Homeplus são um lembrete de como as famílias estão se ajustando à inflação mais ampla, que atingiu 5,7% na Coreia do Sul. Eles também destacam como o país depende de outras nações para grande parte de sua comida.

    Uma “comida nacional”

    O frango frito é um grande ponto de contato cultural na Coreia do Sul, semelhante ao fish and chips britânico, que também ficou mais caro este ano. Muitas pessoas o veem como um lanche obrigatório em eventos esportivos, e não é incomum que os clientes o peguem várias vezes por mês.

    Qualquer um que visite o país é obrigado a tropeçar em um local de frango e cerveja. Isso porque um em cada 20 restaurantes é um restaurante de frango, de acordo com o governo.

    A Coreia do Sul é o terceiro maior mercado mundial de frango frito, superado apenas pelos muito mais populosos  Estados Unidos e China, mostram dados do provedor de pesquisa de mercado Euromonitor International.

    Frango crocante “pode ser chamado de comida nacional na Coreia do Sul, como kimchi, bulgogi e bibimbap”, disse Clark Park, o criador do conteúdo, referindo-se a outros alimentos básicos que os locais apreciam. Como outros pratos favoritos da cultura, também é um negócio sério: os restaurantes coreanos de frango registraram US$ 7,9 bilhões em receita em 2021, segundo a Euromonitor.

    Esse tipo de devoção criou um enigma para as lojas, que devem cuidar de seus resultados sem alienar os clientes. “Todos os custos relacionados ao frango frito estão subindo muito rápido”, disse Jeong Woo Park, economista do Nomura, acrescentando que os fornecedores estão sendo atingidos por custos crescentes de petróleo, aluguel, mão de obra, serviços de entrega e até ração para frango.

    Em resposta, acrescentou, alguns restaurantes começaram a usar robôs para reduzir os custos trabalhistas.

    Guerra do frango frito

    Os vendedores adotaram abordagens muito diferentes para a situação nos últimos meses. As principais redes de frango aumentaram os preços do cardápio em uma média de 2.000 won coreanos (US $ 1,50), de acordo com Yunjin Park, analista sênior de pesquisa de alimentos e nutrição da Euromonitor, citando o “aumento dos preços dos ingredientes”. Isso levou a um aumento de cerca de 10% a 15% no preço do frango frito, acrescentou.

    Embora a diferença possa parecer pequena, pode facilmente significar que os clientes terão que desembolsar quase US $ 22 por uma refeição simples, Yunjin Park disse à CNN Business: “O frango, que costumava ser comida de conforto para os coreanos, agora não é mais fácil de comer -pedir menu [item] sem hesitação.” Por outro lado, os hipermercados locais estão indo na outra direção.

    A venda de agosto que Clark Park participou no Homeplus foi para o que a rede chamou de “frango dangdang”, uma promoção de frango frito por cerca de um terço do preço que a maioria dos varejistas oferece.

    Outras lojas estão se sentindo pressionadas a seguir o exemplo, embora apenas por curtos períodos. Em agosto, a emart, outra grande rede de supermercados, lançou uma promoção de uma semana para vender frango frito com quase 50% de desconto – e vendeu todas as 60.000 peças. Nem todos podem se dar ao luxo de reduzir os preços, e algumas lojas menores podem ser forçadas a fechar até que seus custos caiam novamente.

    “Se você observar como essas cadeias de negócios conseguem vender a essas taxas baixas, isso se deve basicamente a economias de escala”, disse Barsali Bhattacharyya, gerente de briefing do setor da Economist Intelligence Unit (EIU).

    “Eles conseguem comprar mais produtos e, consequentemente, pedir uma tarifa melhor de seus fornecedores. Agora, suas pequenas lojas familiares não poderão aproveitar essa vantagem, o que significa que eles estão olhando para seus custos muito mais altos”.

    Uma crise mundial

    Uma razão pela qual a Coreia do Sul está enfrentando esses problemas é que importa quase metade de seus alimentos, de acordo com a EIU.

    É uma das economias asiáticas mais expostas ao aumento dos preços em todo o mundo, porque depende de outros países para muitos tipos de alimentos, alertaram os economistas do Nomura em um relatório de junho. Singapura, Hong Kong e Filipinas também são vistos como vulneráveis.

    Os preços globais dos alimentos dispararam este ano, em grande parte por causa da invasão da Ucrânia pela Rússia. Ambos os países são tipicamente grandes exportadores de bens essenciais como trigo e óleo de girassol.

    O pior já pode ter passado: em agosto, o Índice de Preços de Alimentos das Nações Unidas caiu pelo quinto mês consecutivo e, na Coreia, a inflação geral também diminuiu mais do que o projetado. Mas as coisas não devem melhorar significativamente tão cedo.

    “Achamos que a inflação já ultrapassou seu pico, mas provavelmente permanecerá acima de 5% pelo resto do ano”, escreveu Min Joo Kang, economista sênior do ING para Coreia do Sul e Japão, em nota aos clientes.

    Frango, que costumava ser comida de conforto para os coreanos, agora não é mais um menu fácil de pedir sem hesitação. Yunjin Park, analista sênior de pesquisa de alimentos e nutrição da Euromonitor International Outros itens básicos da despensa também estão ficando mais caros em outros lugares da Ásia.

    No mês passado, a Tailândia – onde o governo define os preços de alguns alimentos básicos – elevou os preços do macarrão instantâneo pela primeira vez em 14 anos. Um pacote de uma marca popular aumentou o equivalente a 3 a 20 centavos, ameaçando prejudicar desproporcionalmente as famílias de baixa renda. “A inflação de alimentos é uma questão complicada para a Ásia”, disse Bhattacharyya.

    Como a renda na maior parte da região cai na faixa baixa ou média, os alimentos geralmente representam uma grande parte do gasto total do consumidor – em alguns casos, chegando a 30% a 40%, disse ela. Ela concluiu: “Acho que era uma questão de tempo até que a crise global dos preços dos alimentos atingisse a Ásia”.

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